Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq

Autores

  • Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos Instituto Federal de Brasília
  • Ivette Kafure Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Surdos; Web; Língua de sinais; Currículo Lattes.

Resumo

O avanço tecnológico vem influenciando as relações entre os indivíduos, com diferentes necessidades e habilidades. Nesse cenário, encontram-se os Surdos que usam a Libras como primeira língua e principal forma de comunicação e expressão. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se dá a interação do usuário Surdo com a informação na web, especificamente no contexto da página do currículo Lattes – CNPq. A abordagem é quali-quantitativa, com propósito descritivo, método direto e natureza aplicada. É baseado no levantamento de dados a partir de um roteiro com observação e análise no estudo comparativo. Constatou-se que a web é capaz de democratizar a informação e promover a interação do usuário Surdo. É necessário, no entanto, a implementação de iniciativas que considerem suas especificidades linguísticas.

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos , Instituto Federal de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.

Ivette Kafure , Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Karla da Silva de Lemos Santos , S. ., & Kafure , I. . (2022). Surdos e interação na web: análise do Currículo Lattes - CNPq. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39045

Edição

Seção

Artigos