Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação

Autores

  • Marta Leandro da Mata Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comportamento Informacional; Práticas Informacionais; Competência em Informação; Processo de ensino-aprendizagem; Educação formal, informal e não formal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre como os estudos de comportamento informacional e práticas informacionais podem contribuir na elaboração de ações de competência em informação em ambientes de informação formais, informais e não formais. No que se refere aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza qualitativa. No que diz respeito à análise dos resultados, fez-se a leitura e a análise dos documentos selecionados, realizando-se a extração e sistematização das possíveis relações entre os conceitos de comportamento informacional, práticas informacionais e competência em informação, os quais culminaram no desdobramento de uma revisão de literatura, contendo uma discussão sobre a temática proposta. Como resultados, observa-se que os estudos de usuários em suas diversas abordagens oferecem informações essenciais para auxiliar no planejamento, implementação e realização de programas e/ou ações de competência em informação em diversos locais, condizentes com as necessidades, características e peculiaridades dos indivíduos que fazem parte das instituições e de determinados ambiências, considerando-se a educação formal, informal e não formal.

Biografia do Autor

  • Marta Leandro da Mata , Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela UEL. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Unesp, com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid. Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados".

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Publicado

2022-06-07

Edição

Seção

Seção 1: Apontamentos e tendências teóricas em Competência em Informação

Como Citar

Estudos de comportamento informacional e de práticas informacionais para o desenvolvimento da competência em informação. (2022). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40062