O ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Preservação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia

Resumo

Este artigo é resultante de parte da discussão realizada no âmbito de uma tese de doutorado, produzida e orientada pelas mesmas autorias deste texto. Tem como tema o ensino sobre preservação no Brasil. Seu objeto de análise são as ementas das disciplinas curriculares que tratam sobre preservação nos cursos brasileiros de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e de pós-graduação em Ciência da Informação (totalizando 129 currículos encontrados, que compõe o universo de análise da pesquisa). Objetiva analisar o que é, como é e para que fins a preservação é ensinada nesses cursos, visando refletir sobre a possibilidade de conteúdos comuns que os atualizem no âmbito da preservação, sem desconsiderar suas respectivas particularidades disciplinares. Possui abordagem teórico-metodológica quanti-qualitativa, ao ser desenvolvido mediante revisão de literatura, seguida de coleta de dados em registros institucionais, via Internet. Os resultados apontam para a relevância da conservação preventiva e da capilaridade da metodologia de gestão de riscos para o direcionamento do ensino de preservação, tendo em vista uma perspectiva preventiva, gerencial, holística e eficaz, e não restando dúvidas de que esta deva ser a tônica atual.

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Biografia do Autor

Bruno Ferreira Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduado em Arquivologia pela UNIRIO, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Arquivologia da UNIRIO e Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. Integra o Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS), cadastrado na UNIRIO, e o Grupo de Pesquisa Memória, Informação e Comunicação (MIC), cadastrado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). É vicecoordenador do Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos (PDA), também da UNIRIO. Desenvolve pesquisas com ênfase no campo da Arquivologia, com maior interesse nos seguintes assuntos: Conservação Preventiva, Gestão de Riscos para preservação, cultura documental, arquivos pessoais, relações entre arquivo, memória e identidade, representações sociais e documentos. É docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2016.

Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB. É vice-líder do grupo de pesquisa Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA). Em 2012, tem a tese premiada pela AAB (Prêmio Maria Odila Fonseca), pela ANCIB (melhor tese) e pela CAPES (melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas I). Entre 2014 e 2015, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB e da École Nationale des Chartes/Sorbonne (Paris). Em 2019, participa do Stage technique international d'archives (STIA), organizado pelo Ministère de la Culture da França. A partir de 2020, está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ como docente permanente, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre os fluxos do conhecimento arquivístico entre os países do Sul no contexto pandêmico.

Maria Luísa Ramos de Oliveira Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Conservação-Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade Politécnica de Valencia-Espanha (2006). Mestre em Ciência da Informação com concentração em Administração da Preservação - Columbia University School of Library Service-NY-USA (1992). Bolsista do Instituto Getty - Los Angeles-USA (1990). Especialização em Restauração de Papel pelo International Centre For Study Of Preserv. And Restorat. Of Cult. Property - ICCROM, Roma-Italia (1986). Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (1978). Foi estagiária (bolsista) conservadora-restauradora da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa-Portugal). Assessora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Estagiária bolsista no Centre National de la Recherche Cientifique (CNRS-Paris-França). Presidente da Comissão de Estudo de Conservação na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT-RJ. Presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Patrimônio Cultural-ABRACOR (1996-2001). Tecnologista Sênior III da Fundação Casa de Rui Barbosa (1978-2009), atualmente Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PGMA) na FCRB . Professora Adjunta do Curso de Conservação-Restauração da Escola de Belas Artes/UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação-restauração de documentos gráficos, preservação, administração da preservação, ciência e arte, história do papel, história da arte, arte-educação, ética do profissional conservador-restaurador e conservação integrada.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Ferreira Leite, B., Alves da Cunha Marques, A., & Ramos de Oliveira Soares, M. L. (2024). O ensino de preservação nos cursos brasileiros de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e41900. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/41900