Informação e empreendedorismo:

estudos de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses

Autores

Palavras-chave:

Uso de Informação, Mentalidade empreendedora, Empreendedorismo acadêmico, Empresa de Base Tecnológica, Biologia do Conhecer

Resumo

Este artigo traz a informação e o empreendedorismo acadêmico como temáticas centrais, pesquisadas à luz da Biologia do Conhecer. Objetiva identificar onde está situada a informação que dá suporte à mentalidade empreendedora de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e Western University, no Canadá, caracterizando os ambientes familiar e acadêmico aos quais estão expostos. Baseada em dois estudos de caso, a pesquisa tem característica qualitativa e descritiva, e os dados foram coletados a partir de entrevistas estruturadas que consideraram a história de vida de sete professores da UFMG e sete ex-alunos da Western University. As principais evidências são de que a informação determinante da mentalidade empreendedora foi construída a partir de dois fatores em interação: as características biológicas dos sujeitos de pesquisa, abertos à iniciativa empreendedora, e a influência primeira do ambiente familiar, seja através de experiências de vida ou memórias de palavras e atitudes dos pais e familiares. O ambiente acadêmico também se mostrou relevante, podendo incentivar ou se apresentar como barreira ao empreendedorismo. Destaca-se a relevância da educação empreendedora, fundamental para a formação do sujeito cognoscente e decisor, em constante interação com outros sujeitos e ambientes.

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Biografia do Autor

Flavia Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação (UFMG), especialista em Gestão de Negócios (FDC) e em Comunicação e Gestão Empresarial (PUC.Minas), e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (PUC.Minas). Criou e ministrou a disciplina Empreendedorismo em Informação na Escola de Ciência da Informação (UFMG), onde desenvolveu a pesquisa Uso de Fontes de Informação por Gestores de Startups. Pesquisa temas relacionados a usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais, com ênfase em empreendedorismo e gestão de negócios, processos de busca e uso de informação, e aspectos cognitivos relacionados à tomada de decisão.

Monica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação - ECI da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desde 1994. Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atua como docente, pesquisadora e orientadora de teses e dissertações nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. Desenvolve pesquisas junto a gestores de organizações privadas - especialmente de pequeno porte - e organizações públicas sob o ponto de vista da cognição situada e incorporada. É coordenadora do Grupo de Pesquisa " Estudos Cognitivos em Ciência da Informação - GECCI, cadastrado no CNPq desde 2003. Foi Vice-Diretora da ECI entre 2019 e 2021e Chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação - DTGI da ECI entre 2016 e 2019. Coordenou o Colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFMG entre 2004 e 2008 e o Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial - NITEG, no período de 2018 a 2019.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Fonseca, F., & Nassif, M. (2022). Informação e empreendedorismo:: estudos de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42029

Edição

Seção

Artigos