Sistemas de apoio à decisão e gestão de recursos hídricos

Proposta de um modelo conceitual

Autores

Palavras-chave:

Gestão de recursos hídricos, Gestão da Informação, Sistema de apoio à decisão, Inteligência organizacional e competitiva

Resumo

Sustentabilidade é um tema complexo e de grande importância para acadêmicos, gestores e agentes das mais diversas áreas da sociedade. Visto de maneira mais ampla, tem como base ao menos três diferentes dimensões, a ambiental, a social e a econômica. Neste contexto, dentre os bens comuns ameaçados, a água desponta como principal recurso cerceado de incertezas quanto à sua disponibilidade futura. Para a gestão de recursos hídricos é importante possuir dados e informações para auxiliar no processo de tomada de decisão. Diante da quantidade de informações necessárias, duas Tecnologias da Informação e Comunicação emergentes podem ser úteis para a criação de um Sistema de Apoio a Decisão, a Internet of Things (IoT) e o Big Data. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo conceitual que represente um Sistema de Apoio à Decisão que utilize Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de fornecer informações e subsídios para auxiliar o processo decisório na gestão de recursos hídricos dentro do espaço de uma bacia hidrográfica. Como resultado foi apresentado o modelo conceitual de SAD com base no ciclo da Inteligência Organizacional e Competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Chiulle Pinheiro, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade, PUC-Campinas

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2020) e mestrado em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2022). Atualmente é engenheiro de dados na  CI&T. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, big data, sistema de apoio a decisão, tecnologias da informação e comunicação e gestão de recursos hídricos.

Orandi Mina Falsarella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica na Área de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2001). Atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas  desenvolvendo projeto de pesquisa intitulado Inteligência Organizacional Competitiva e Big Data: recursos fundamentais para a gestão sustentável das organizações. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, tecnologia da informação, planejamento estratégico de TI, planejamento estratégico empresarial, inteligência organizacional competitiva e sustentabilidade

Pedro Henrique Mariosa, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Jaguariúna (2014), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mestre e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Curso de Administração do Instituto Natureza e Cultura (INC-UFAM). Participa como pesquisador colaborador do grupo de pesquisas Estudos Organizacionais (UFAM), com estudos sobre empreendimentos econômicos solidários na Amazônia, como coordenador no projeto PROVALOR Castanha, com estudos sobre a cadeia de valor da castanha-do-brasil e como voluntário no projeto Biotupé, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e voluntário no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA-UEA), em projetos acerca de questões indígenas. Vivência acadêmica em áreas de estudos organizacionais, economia solidária, economia regional, sustentabilidade, índices da qualidade socioambiental, cadeias de valor, cadeias produtivas, gestão de empreendimentos coletivos e planejamento estratégico.

Diego de Melo Conti, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade, PUC-Campinas

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp). Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em administração com estudo sobre governança local e cidades sustentáveis pela PUC-SP, tendo realizado um estágio doutoral na Leuphana Universität Lüneburg na Alemanha através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Mestre em administração pela PUC-SP com pesquisa na área de sustentabilidade. Em sua ampla experiência internacional, já participou de conferências e seminários na China, no Japão, na Holanda, na Áustria, na Alemanha, na Finlândia, nos Estados Unidos, no México e no Equador. Foi um dos articuladores da Nova Agenda Urbana da Habitat III, sendo que trabalhou na difusão de conceitos e práticas de governança colaborativa em cidades. Além disso, atuou na implantação de um programa de Cidades Inteligentes em Angola na África e participou do treinamento em Liderança Climática ministrado pelo ex-vice-presidente americano, Al Gore, em Houston nos Estados Unidos e integra a rede mundial de líderes do "Climate Reality Project". Em sua última participação no setor público (2015-2016) ocupou o cargo de Secretário Executivo da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - o terceiro maior atacadista de alimentos do mundo, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais pela sua atuação frente a projetos socioambientais da companhia. No setor privado, atuou em diversos projetos de consultoria para estruturação de programas de sustentabilidade junto a empresas e organizações da sociedade civil.

Duarcides Ferreira Mariosa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade, PUC-Campinas

Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Especialização em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela FMU; Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal. Professor dos cursos de graduação em Ciências Sociais da Unicamp, de 2003 a 2007; da Uni-Sant?anna, de 2008 a 2010; e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde 2008. Integrador Acadêmico de Graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da PUC-Campinas, de 2011 a 2020. Pesquisador com projetos nas áreas de indicadores de sustentabilidade socioambiental, indicadores aplicados à gestão de recursos hídricos e à economia social e solidária. De 2007 a 2020 esteve associado ao INPA?Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, como colaborador do Projeto de Pesquisas Biotupé nas atividades de levantamento e análise de dados socioeconômicos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus, Amazonas. Desde 2019 é Membro titular da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN), Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, representando a PUC-Campinas. Coordenador do Grupo de Trabalho-Indicadores e Monitoramento de Recursos Hídricos. Membro Associado do OBSERVARE (Observatório de Relações Exteriores), Universidade Autônoma de Lisboa ?Portugal; Membro Associado do CIRIEC (Centro de Estudos de Economia Pública e Social) ?Portugal; Membro Associado da Sociedade Brasileira de Sociologia (Brasil); Membro Associado da TWRA (Tropical Water Research Alliance) Brasil-Austrália. Membro da REDAGUAS (RED IBEROAMERICANAPARA ELESTUDIO Y LAGESTIÓNSOSTENIBLE DEL AGUA Y EL SANEAMIENTO) envolvendo pesquisadores de nove países.

Referências

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ. Uso da água. 2020. Disponível em: https://agencia.baciaspcj.org.br/bacias-pcj/uso-da-agua/. Acesso em: 15 maio. 2022.

ALVES, Robson de Paula; FALSARELLA, O. M. Modelo conceitual de inteligência organizacional aplicada à função manutenção. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 313-324, abr.-jun. 2009.

ANA. Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2021. 2021. Disponível em: https://relatorio-conjuntura-ana-2021.webflow.io/. Acesso em: 15 maio. 2022.

ATTANASIO, Cláudia Mira. Planos de manejo integrado de microbacias hidrográficas com uso agrícola: uma abordagem hidrológica na busca da sustentabilidade. 2004. Tese Doutorado - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2004.

BEULKE, Dave. Big Data Impacts Data Management: The 5 Vs of Big Data. 2011. Disponível em: https://davebeulke.com/big-data-impacts-data-management-the-five-vs-of-big-data/. Acesso em: 15 maio. 2022.

BORTOLIN JR, Sérgio Antônio Martini. Sistemas de Apoio à Decisão. INFOCAMP, Recife, p. 1–11, 2011.

BRASIL. Da política nacional de recursos hídricos. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm. Acesso em: 16 maio. 2022.

CASARRO, A. C. Sistemas de informações para tomada de decisões. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010.

CHAVES, Leonardo Corrêa; ENSSLIN, Leonardo; ROLIM ENSSLIN, Sandra; BORTOLUZZI, Sandro César. Construção de Modelo para Apoiar o Processo de Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão. Journal of Information Systems and Technology Management, [S. l.], 2020. DOI: 10.4301/S1807-1775202017006.

CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia Fluvial. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

CORREIA, Francis Wagner Silva; MANZI, Antonio Ocimar; CÂNDIDO, Luiz Antonio; SANTOS, Rosa Maria Nascimento Dos; PAULIQUEVIS, Theotônio. Balanço de umidade na amazônia e sua sensibilidade às mudanças na cobertura vegetal. Ciência e Cultura, [S. l.], v. 59, p. 39–43, 2007.

DIVANI, Drashti; PATIL, Pallavi; PUNJABI, Sunil K. Automated plant Watering system. Em: 2016 INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATION OF POWER, ENERGY INFORMATION AND COMMUINCATION (ICCPEIC) 2016, Anais [...]. : IEEE, 2016. p. 180–182. DOI: 10.1109/ICCPEIC.2016.7557245.

ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS. Fique por dentro de como fazer um sistema de captação de água da chuva. 2019. Disponível em: https://esf.org.br/captacao-de-agua-de-chuva/. Acesso em: 15 maio. 2022.

FERRAZ, I. C.; ROCHA, T. C. F.; GIACOMINI, I. B.; BEATO, C. E.; FRANCHI, N. Indicadores ambientais para gestão de recursos hídricos do estado de São Paulo. Em: WORLD WATER CONGRESS 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: IWRA, 2007. p. 1–10.

GALIOTO, Francesco; CHATZINIKOLAOU, Parthena; RAGGI, Meri; VIAGGI, Davide. The value of information for the management of water resources in agriculture: Assessing the economic viability of new methods to schedule irrigation. Agricultural Water Management, [S. l.], v. 227, p. 105848, 2020. DOI: 10.1016/j.agwat.2019.105848.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUERRA, Antônio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista Da. Geomorfologia e meio ambiente. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GUIMARAES, Daniel Pereira; REIS, Ruibran Januário Dos; LANDAU, Elena Charlotte. Índices pluviométricos em Minas Gerais. 1. ed. Sete Lagoas: EMBRAPA, 2010

HASEEB, Khalid; ALMOGREN, Ahmad; ISLAM, Naveed; UD DIN, Ikram; JAN, Zahoor. An Energy-Efficient and Secure Routing Protocol for Intrusion Avoidance in IoT-Based WSN. Energies, [S. l.], v. 12, n. 21, p. 4174, 2019. DOI: 10.3390/en12214174.

KAISLER, Stephen; ARMOUR, Frank; ESPINOSA, Alberto. Introduction to Big Data: Scalable Representation and Analytics for Data Science Minitrack. In: 2013 46TH HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES 2013, Anais [...]. : IEEE, 2013. p. 984–984. DOI: 10.1109/HICSS.2013.292.

KOBIYAMA, Masato. Manejo de Bacias Hidrográficas - Conceitos básicos. Em: Manejo de bacias hidrogáficas sob a perspectiva florestal. 1. ed. Curitiba: UFPR, 1999. p. 52–54.

KRAMER, K. The challenge of protecting instream flows in Texas: closing the barn door after the horse has left? 25 Water for Texas Conference: Water planning strategies for Senate Bill, [S. l.], p. 1–2, 1998.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Big Data: o futuro dos dados e aplicações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

MARKS, Sikberto Renaldo; GRIEBELER, Marcos Paulo Dhein. Sistemas de apoio à decisão. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2012.

MOREIRA, André Marinho; MEIRELES, Magali Rezende Gouvêa. A importância da visualização de dados para o processo de tomada de decisão: um estudo sobre o desempenho de atletas de parataekwondo. Pista: Periódico Interdisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 217–234, 2022.

MUNCK, Luciano; SOUZA, Rafael Borim De. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade organizacional: a hierarquização de caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, [S. l.], v. 2, p. 185–202, 2009.

NETO, Jose Antonio Ribeiro. Big Data para Executivos e Profissionais de Mercado. 2. ed. São Paulo, 2021.

O ‘BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistemas de Informação. 15. ed. Porto Alegre: AMGH/McGraw-Hill/Bookman, 2013.

PHILIPPI JR, Arlindo; SOBRAL, Maria do Carmo; CARVALHO, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira. Bacia hidrográfica no contexto da da sustentabilidade. In: Gestão de Bacias Hidrográficas e sustentabilidade. 1. ed. Burueri: Editora Manole, 2019. p. 3–19.

POLETO, Cristiano. Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2014.

PORTO, Monica F. A.; PORTO, Rubem La Laina. Gestão de bacias hidrográficas. Estudos Avançados, [S. l.], v. 22, n. 63, p. 43–60, 2008. DOI: 10.1590/S0103-40142008000200004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142008000200004&lng=pt&tlng=pt.

RIBEIRO, W. C.; SANTOS, C. L. S. dos; SILVA, L. P. B. da. Conflito pela água, entre a escassez e a abundância: Marcos teóricos. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 11, 2019. DOI: 10.48075/amb.v1i2.23619. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23619. Acesso em: 31 jul. 2022.

SABESP. Distribuição de água. 2020. Disponível em: https://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=35#:~:text=Depois%20de%20tratada%2C%20a%20%C3%A1gua,at%C3%A9%20chegar%20ao%20consumidor%20fina. Acesso em: 15 maio. 2022.

SANTANA, Derli Prudente. Manejo integrado de Bacias Higrográficas. 1. ed. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2003. Disponível em: www.cnpms.embrapa.br.

SANTOS, Ricardo Miranda Dos. O uso de indicadores para o diagnóstico da prestação de serviço de coleta e tratamento do esgoto doméstico na cidade de Aquidauana/MS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 8, n. 4, 2012. DOI: 10.17271/19800827842012282.

SILVA, Breno Rodrigues; MELO, Mahelder Carvalho De; RIBEIRO, Michel David de Assis; BORGES, Leandro. Sistemas de apoio a decisão médica (sadm). Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, [S. l.], v. 3, p. 1–11, 2013.

SILVA, Maria Luiza Ramos da; FALSARELLA, Orandi Mina; MARIOSA, Duarcides Ferreira. O processo de decisão na gestão de recursos hídricos: a contribuição da internet das coisas (iot) e big data. Risus, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 45-58, 15 jun. 2022.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CORDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. Em: Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

SINGH, Ranjan Kumar. Environmental Sustainability: A Digital Approach. Impact Factor, [S. l.], v. 8, n. 21, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ranjan-Kumar-Singh-2/publication/356191672_Environmental_Sustainability_A_Digital_Approach/links/6190dfa107be5f31b77c503b/Environmental-Sustainability-A-Digital-Approach.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.

TAMILSELVAN, K.; THANGARAJ, P. Pods – A novel intelligent energy efficient and dynamic frequency scalings for multi-core embedded architectures in an IoT environment. Microprocessors and Microsystems, [S. l.], v. 72, p. 102907, 2020. DOI: 10.1016/j.micpro.2019.102907.

TUCCI, Carlos; CHAGAS, Maria. Segurança hídrica: conceitos e estratégia para Minas Gerais. Revista de Gestão de Água da América Latina, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2017. DOI: 10.21168/rega.v14e12.

TUNDISI, José Galizia; MATSUMURA-TUNDISI, Takako. A Água. [s.l.] : Editora Scienza, 2020. DOI: 10.26626/978-65-5668-005-7/B0001.

TURBAN, Efraim; RANIER JR., R. Kelly; POTTER, Richard E. Introdução a sistemas de Informação uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Chiulle Pinheiro , M. V., falsarella, orandi mina, Mariosa, P. H., de Melo Conti, D., & Ferreira Mariosa, D. (2024). Sistemas de apoio à decisão e gestão de recursos hídricos: Proposta de um modelo conceitual. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e42254. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42254