Biblioteconomia Social na formação do bibliotecário
reflexões e análise de projetos pedagógicos no Brasil
Palavras-chave:
Biblioteconomia social , Mediação da informação, Apropriação da informação, Formação profissional , Cursos de graduação , Biblioteca escolar, Extensão universitáriaResumo
Considera a relevância na formação do bibliotecário a que é voltada para a sua conscientização das carências sociais dos ambientes em que atua, preparando-o para contribuir para a superação das desigualdades que caracterizam o país. Os princípios da Biblioteconomia Social são apresentados como instrumentos para essa conscientização, que se dá a partir de dois eixos fundamentais: a mediação e a apropriação da informação. Aborda a literatura que destaca esses conceitos e sua relevância na formação profissional. Analisa, à luz da Biblioteconomia Social, os Projetos Pedagógicos (PPCs) de dois cursos de Biblioteconomia, especificamente, a ênfase em ações de extensão universitária e nos conteúdos voltados às bibliotecas escolares. Conclui que em ambos PPCs mostram, ênfase em diversos aspectos da Biblioteconomia Social, considera, entretanto, que ainda se está longe de efetivar uma ação pedagógica que promova plenamente a Biblioteconomia Social.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S.; ROCHA, L. M. P. . Ciência cidadã na questão dos resíduos sólidos. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 30, p. 1-31, 2020.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. SANTOS NETO, João A. dos. Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33565. Acesso em: 21 maio 2022.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez., 2009.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Prefácio. In: SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira; MORAES, Marielle Barros de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278 p.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Sociedade e Biblioteconomia. São Paulo: Polis; APB, 1997.
APÓSTOLO, Maria das Mercês P.; MORO, Eliane L. da Silva; ALENCAR, Maria da Glória S. P. Ensino e formação profissional dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2021. 80 p.
ARAÚJO, Carlos Alberto A. Pensamento marxista na Arquivologia, na Biblioteconomia, na Museologia e na Ciência da Informação. In: MARQUES, Rodrigo M. et al. (Orgs). A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. 254 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Brasília, 2018. 57 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação-PNE. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 12 jul. 2022.
CAMPELLO, Bernadete et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial; UNESP, 1999.
FERRAREZI, Ludmila; ROMÃO, Lucília M. S. Sentidos de biblioteca escolar no discurso da Ciência da Informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1777. Acesso em: 19 ago. 2022.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, fev. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.; FUJINO, A.; NORONHA, D. (Orgs.).
Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.
SILVA, Jonathas L. C. Perspectivas sociais em Biblioteconomia: percepções e aplicações. In: SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira; MORAES, Marielle Barros de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278 p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Curso de Biblioteconomia. Projeto Político Pedagógico: Biblioteconomia. Goiânia, 2016. 64 p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Pró-Reitoria de Extensão. O que é a extensão universitária. Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao-universitaria. Acesso em: 13 jun. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Coordenação do Curso de Biblioteconomia. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. São Luís, 2007. 67 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria da Glória Alencar, Gilda Olinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.