Biblioteconomia Social na formação do bibliotecário

reflexões e análise de projetos pedagógicos no Brasil

Autores

  • Glória Alencar Universidade Federal do Maranhão (UFMA) https://orcid.org/0000-0003-4829-1241
  • Gilda Olinto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Biblioteconomia social , Mediação da informação, Apropriação da informação, Formação profissional , Cursos de graduação , Biblioteca escolar, Extensão universitária

Resumo

Considera a relevância na formação do bibliotecário a que é voltada para a sua conscientização das carências sociais dos ambientes em que atua, preparando-o para contribuir para a superação das desigualdades que caracterizam o país. Os princípios da Biblioteconomia Social são apresentados como instrumentos para essa conscientização, que se dá a partir de dois eixos fundamentais: a mediação e a apropriação da informação. Aborda a literatura que destaca esses conceitos e sua relevância na formação profissional.  Analisa, à luz da Biblioteconomia Social, os Projetos Pedagógicos (PPCs) de dois cursos de Biblioteconomia, especificamente, a ênfase em ações de extensão universitária e nos conteúdos voltados às bibliotecas escolares.  Conclui que em ambos PPCs mostram, ênfase em diversos aspectos da Biblioteconomia Social, considera, entretanto, que ainda se está longe de efetivar uma ação pedagógica que promova plenamente a Biblioteconomia Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Alencar, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e bibliotecas escolares e públicas. Possui livros; capítulos de livros; artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Ex-tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI da UFMA e ex-conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Maranhão e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilda Olinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência Política pela University of Michigan e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do corpo docente permanente do programa de pós-graduação em ciência da informação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (convênio ECO/UFRJ-IBICT)). É líder do grupo de pesquisa Tecnologia de Informação e Sociedade. É membro de comitês editoriais e parecerista de periódicos na área de ciência da informação, e avaliadora de agências de fomento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando atualmente nos seguintes temas: dimensões sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação e da competência em informação; diferenças de gênero na ciência e na tecnologia, indicadores de ciência e tecnologia; aspectos sociais do uso das bibliotecas públicas; metodologia de pesquisa social.

Referências

ALBAGLI, S.; ROCHA, L. M. P. . Ciência cidadã na questão dos resíduos sólidos. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 30, p. 1-31, 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. SANTOS NETO, João A. dos. Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/33565. Acesso em: 21 maio 2022.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez., 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Prefácio. In: SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira; MORAES, Marielle Barros de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278 p.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. de. Sociedade e Biblioteconomia. São Paulo: Polis; APB, 1997.

APÓSTOLO, Maria das Mercês P.; MORO, Eliane L. da Silva; ALENCAR, Maria da Glória S. P. Ensino e formação profissional dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2021. 80 p.

ARAÚJO, Carlos Alberto A. Pensamento marxista na Arquivologia, na Biblioteconomia, na Museologia e na Ciência da Informação. In: MARQUES, Rodrigo M. et al. (Orgs). A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. 254 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Educação a Distância. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Brasília, 2018. 57 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação-PNE. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 12 jul. 2022.

CAMPELLO, Bernadete et al. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 123-156, mai./ago., 2013.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial; UNESP, 1999.

FERRAREZI, Ludmila; ROMÃO, Lucília M. S. Sentidos de biblioteca escolar no discurso da Ciência da Informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1777. Acesso em: 19 ago. 2022.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, fev. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.; FUJINO, A.; NORONHA, D. (Orgs.).

Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.

SILVA, Jonathas L. C. Perspectivas sociais em Biblioteconomia: percepções e aplicações. In: SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira; MORAES, Marielle Barros de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Curso de Biblioteconomia. Projeto Político Pedagógico: Biblioteconomia. Goiânia, 2016. 64 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Pró-Reitoria de Extensão. O que é a extensão universitária. Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao-universitaria. Acesso em: 13 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Coordenação do Curso de Biblioteconomia. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. São Luís, 2007. 67 p.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Alencar, M. da G., & Olinto, G. (2023). Biblioteconomia Social na formação do bibliotecário: reflexões e análise de projetos pedagógicos no Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e43260. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/43260