Biblioteconomia Social na formação do bibliotecário

reflexões e análise de projetos pedagógicos no Brasil

Autores

  • Glória Alencar Universidade Federal do Maranhão (UFMA) https://orcid.org/0000-0003-4829-1241
  • Gilda Olinto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Biblioteconomia social , Mediação da informação, Apropriação da informação, Formação profissional , Cursos de graduação , Biblioteca escolar, Extensão universitária

Resumo

Considera a relevância na formação do bibliotecário a que é voltada para a sua conscientização das carências sociais dos ambientes em que atua, preparando-o para contribuir para a superação das desigualdades que caracterizam o país. Os princípios da Biblioteconomia Social são apresentados como instrumentos para essa conscientização, que se dá a partir de dois eixos fundamentais: a mediação e a apropriação da informação. Aborda a literatura que destaca esses conceitos e sua relevância na formação profissional.  Analisa, à luz da Biblioteconomia Social, os Projetos Pedagógicos (PPCs) de dois cursos de Biblioteconomia, especificamente, a ênfase em ações de extensão universitária e nos conteúdos voltados às bibliotecas escolares.  Conclui que em ambos PPCs mostram, ênfase em diversos aspectos da Biblioteconomia Social, considera, entretanto, que ainda se está longe de efetivar uma ação pedagógica que promova plenamente a Biblioteconomia Social.

Biografia do Autor

  • Glória Alencar, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e bibliotecas escolares e públicas. Possui livros; capítulos de livros; artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Ex-tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI da UFMA e ex-conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Maranhão e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Gilda Olinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência Política pela University of Michigan e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do corpo docente permanente do programa de pós-graduação em ciência da informação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (convênio ECO/UFRJ-IBICT)). É líder do grupo de pesquisa Tecnologia de Informação e Sociedade. É membro de comitês editoriais e parecerista de periódicos na área de ciência da informação, e avaliadora de agências de fomento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando atualmente nos seguintes temas: dimensões sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação e da competência em informação; diferenças de gênero na ciência e na tecnologia, indicadores de ciência e tecnologia; aspectos sociais do uso das bibliotecas públicas; metodologia de pesquisa social.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Biblioteconomia Social na formação do bibliotecário: reflexões e análise de projetos pedagógicos no Brasil. (2023). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e43260. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/43260