Análise prospectiva de tecnologias digitais relacionadas ao marketing por meio do mapeamento bibliométrico e patentométrico

Autores

Palavras-chave:

Marketing, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Prospecção

Resumo

A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação se faz cada vez mais presente no cotidiano de indivíduos e instituições, envolvendo ferramentas que facilitam interações pessoais, profissionais e institucionais. Nesta sociedade tecnológica, as empresas se valem de ações de marketing para atrair clientes e posicionarem suas marcas no mercado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo verificar o desenvolvimento tecnológico da área de marketing entre os anos de 2012 e 2022, analisando a produção científica e depósitos de pedidos de patentes. Para tanto, são realizados dois mapeamentos, sendo um bibliométrico e outro patentométrico, com procedimentos de caráter bibliográfico e documental. Os resultados apontam que tanto as produções científicas quanto as patentes tiveram um pico de publicação no ano de 2021, possivelmente impulsionado pela necessidade da formulação de ações para contornar as consequências do isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus em 2020. Percebeu-se ainda que a maior parte dos trabalhos foca na utilização de tecnologias no marketing para empresas e clientes fortalecerem suas interações e que as mídias e redes sociais são fundamentais para este fim. Além disso, a maioria das patentes retornadas possuem a classificação G06Q 30/02, que abrange tecnologias situadas na organização de dados para tomada de decisão estratégica sobre preços, promoções e demais ações voltadas aos consumidores. Enfim, destaca-se que este trabalho mostra o atual estágio da relação tecnologias digitais e marketing no campo da pesquisa e da propriedade intelectual, servindo como ponto inicial para a formulação de novos estudos teóricos e/ou práticos.

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Biografia do Autor

André Almeida, Universidade Federal de Sergipe

É Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Direito pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Mestre em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Professor da Unidade Educacional Penedo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e está em doutoramento no Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Gabriel Francisco, Universidade Federal de Sergipe

É Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual e Pós-Graduação de Rede Nordestina em Biotecnologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Almeida Silva, A., & da Silva, G. F. (2023). Análise prospectiva de tecnologias digitais relacionadas ao marketing por meio do mapeamento bibliométrico e patentométrico. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e44612. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/44612