Elementos formais para co-criação de valor em serviços informacionais
Palavras-chave:
Serviços Informacionais, Co-criação de Valor, Biblioteca Jurídica, Estudo de UsuáriosResumo
Objetiva-se identificar processos/elementos de co-criação de valor em serviços informacionais na perspectiva de bibliotecários e usuários de bibliotecas jurídicas. Justifica-se pela carência de estudos que abordem elementos formais para entendimentos de promoção da co-criação de valor nestas Unidades de Informação (UI). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, cujo procedimento para investigação foi a entrevista semiestruturada. Como resultados, foram identificados elementos/processos de co-criação de valor em serviços informacionais investigados em bibliotecas jurídicas de Ministérios Públicos do Brasil. Conhecer os elementos de co-criação de valor sob o ponto de vista da biblioteca e do usuário, é ter a possibilidade de ser construir instrumentos que possibilitem a gestão destes achados.
Downloads
Referências
AARIKKA-STENROOS, Leena; JAAKKOLA, Elina. Value co-creation in knowledge intensive business services: A dyadic perspective on the joint problem solving process. Industrial marketing management, v. 41, n. 1, p. 15-26, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850111002264. Acesso em: 11 abr. 2023.
ACAR, Léon; VERSCHUERE, Bram; STEEN, Trui. Co-Producing and Co-Creating Public Value? A Systematic Literature Review. Workshop on the Longterm Sustainability of Co-Production and Co-Creation, 2023.
ARNOULD, E. J. et al. Toward a cultural resource-based theory of the customer. In: Lusch, R. F., Vargo S. L. The service-dominant logic of marketing: dialog, debate and directions. Armonk, New York: ME Sharpe, p. 320-333, 2006.
BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: Empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850110001161. Acesso em: 11 abr. 2023.
CABIDDU, Francesca; LUI, Tsz-Wai; PICCOLI, Gabriele. IT-Enabled value co-creation in a tourism context: the portale Sardegna case. In: Open Tourism. Springer, Berlin, Heidelberg, 2016.
CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de. Mídias sociais e co-criação de valor: Análise sobre práticas cocriativas no contexto de uma organização sem fins lucrativos. 2018. Dissertação. (Mestrado em Administração). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/388. Acesso em: 11 abr. 2023
CARVALHO, M. M. M.; MENEZES, J. R; DOMINGUES, C. A co-criação de valor nos serviços bibliotecários: uma abordagem conceptual em construção. Anais [...]. XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. Bragança, Portugal. 2012
CASTRO, Maria Fatima Coelho; SUAIDEN, Emir José. Fatores críticos de sucesso na oferta de produtos e serviços de informação na Web. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 10, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/26123. Acesso em: 26 set. 2019.
COSTA, Benny Kramer; MARTINS, Pablo Luiz. Co-criação de Valor através da Gestão do Conhecimento: um Estudo da Empresa Subway do Setor Fast Food. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2012.
FAN, Xiaonan; LUO, Yuo. Value Co-Creation: A Literature Review. Open Journal of Social Sciences, v. 8, n. 02, p. 89-98, 2020. Disponível em: https://www.scirp.org/html/8-1763147_98431.htm. Acesso em: 11 abr. 2023.
FÜLLER, Johann et al. Consumer empowerment through internet-based co-creation. Journal of management information systems, v. 26, n. 3, p. 71-102, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2753/MIS0742-1222260303. Acesso em: 11 abr. 2023.
GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital Library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information tecnology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017.
GOLOOBA, Moses; AHLAN, Abd Rahman. Service value Co-creation in research & innovation practices in higher education institutions in Malaysia. Procedia Technology, v. 11, p. 342-347, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S221201731300354X. Acesso em: 11 abr. 2023.
GRONROOS, Christian. Value co-creation in service logic: A critical analysis. Marketing theory, v. 11, n. 3, p. 279-301, 2011.
ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0266382115573155?journalCode=bira. Acesso em: 11 abr. 2023
KRISJANOUS, J.; MAUDE, R. Co-criação de valor para o cliente nos modelos de parceria de assistência médica: um exame do modelo de parceria de obstetrícia da Nova Zelândia. Australasian Marketing Journal, v. 22, p. 230-237. 2017
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
PAYNE, Adrian F. et al. Managing the co-creation of value. Journal of the academy of marketing science, v. 36, n. 1, p. 83-96, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11747-007-0070-0. Acesso em: 11 abr. 2023.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-creating unique value with customers. Strategy e Leadership, v.3, n. 32, p. 4-9. 2004b. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10878570410699249/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v.18, n.3, p.5-14, 2004a. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1094996804701073. Acesso em: 11 abr. 2023.
RODRÍGUEZ, Yudit Pérez; GUISADO, Yusnelkis Milanés. La biblioteca universitaria: reflexiones desde una perspectiva actual. Acimed, v. 18, n. 3, 2008. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1024-94352008000900004&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 19 maio 2020.
ROWLEY, Jennifer; KUPIEC‐TEAHAN, Beata; LEEMING, Edward. Customer community and co‐creation: a case study. Marketing Intelligence & Planning, v.2, n. 25, p. 136-146, 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02634500710737924/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.
SAYÃO, L. F. Modelos teóricos em ciência da informação – abstração e método científico. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, jan./abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a10v30n1.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: 2014 IIAI 3rd International Conference on Advanced Applied Informatics. IEEE, p. 109-114, 2014.
SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 20, p. e022026, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/TswMCXbRFWX9wjvL84CbPqv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 abr. 2023.
SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Fundamentos teóricos sobre a participação do usuário na co-criação de valor em serviços informacionais. Em questão, no prelo, 2023.
TAMURA, Shunsaku et al. Information sharing between different groups: a qualitative study of information service to business in Japanese public libraries. Information Research, v. 12, n. 2, p. 12-2, 2007.
UGWU, C. I.; EKERE, J. N. The role of knowledge management in providing innovative services in university libraries in Nigeria: A structural equation modeling approach. Global Knowledge, Memory and Communication, v. 67, n. 6-7, p. 350-376, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/GKMC-10-2017-0086/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1509/jmkg.68.1.1.24036?journalCode=jmxa. Acesso em: 11 abr. 2023.
VARGO, S. L., MAGLIO, P. P.; AKAKA, M. A. On Value and Value Co-Creation: A Service Systems and Service Logic Perspective. European Management Journal, 26, 145- 152. 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S026323730800042X. Acesso em: 11 abr. 2023.
ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652821. Acesso em: 11 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Murilo Mauro Silveira; Gregório Varvakis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.