Elementos formais para co-criação de valor em serviços informacionais

Autores

Palavras-chave:

Serviços Informacionais, Co-criação de Valor, Biblioteca Jurídica, Estudo de Usuários

Resumo

Objetiva-se identificar processos/elementos de co-criação de valor em serviços informacionais na perspectiva de bibliotecários e usuários de bibliotecas jurídicas. Justifica-se pela carência de estudos que abordem elementos formais para entendimentos de promoção da co-criação de valor nestas Unidades de Informação (UI). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, cujo procedimento para investigação foi a entrevista semiestruturada. Como resultados, foram identificados elementos/processos de co-criação de valor em serviços informacionais investigados em bibliotecas jurídicas de Ministérios Públicos do Brasil. Conhecer os elementos de co-criação de valor sob o ponto de vista da biblioteca e do usuário, é ter a possibilidade de ser construir instrumentos que possibilitem a gestão destes achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mauro Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Educacional de Santa Catarina (2014). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade, Gestão da Inovação e Co-criação de valor em Unidades de Informação.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Referências

AARIKKA-STENROOS, Leena; JAAKKOLA, Elina. Value co-creation in knowledge intensive business services: A dyadic perspective on the joint problem solving process. Industrial marketing management, v. 41, n. 1, p. 15-26, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850111002264. Acesso em: 11 abr. 2023.

ACAR, Léon; VERSCHUERE, Bram; STEEN, Trui. Co-Producing and Co-Creating Public Value? A Systematic Literature Review. Workshop on the Longterm Sustainability of Co-Production and Co-Creation, 2023.

ARNOULD, E. J. et al. Toward a cultural resource-based theory of the customer. In: Lusch, R. F., Vargo S. L. The service-dominant logic of marketing: dialog, debate and directions. Armonk, New York: ME Sharpe, p. 320-333, 2006.

BARON, Steve; WARNABY, Gary. Individual customers' use and integration of resources: Empirical findings and organizational implications in the context of value co-creation. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 2, p. 211-218, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850110001161. Acesso em: 11 abr. 2023.

CABIDDU, Francesca; LUI, Tsz-Wai; PICCOLI, Gabriele. IT-Enabled value co-creation in a tourism context: the portale Sardegna case. In: Open Tourism. Springer, Berlin, Heidelberg, 2016.

CARVALHO, Fabiana Miranda Reis de. Mídias sociais e co-criação de valor: Análise sobre práticas cocriativas no contexto de uma organização sem fins lucrativos. 2018. Dissertação. (Mestrado em Administração). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/388. Acesso em: 11 abr. 2023

CARVALHO, M. M. M.; MENEZES, J. R; DOMINGUES, C. A co-criação de valor nos serviços bibliotecários: uma abordagem conceptual em construção. Anais [...]. XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. Bragança, Portugal. 2012

CASTRO, Maria Fatima Coelho; SUAIDEN, Emir José. Fatores críticos de sucesso na oferta de produtos e serviços de informação na Web. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 10, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/26123. Acesso em: 26 set. 2019.

COSTA, Benny Kramer; MARTINS, Pablo Luiz. Co-criação de Valor através da Gestão do Conhecimento: um Estudo da Empresa Subway do Setor Fast Food. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2012.

FAN, Xiaonan; LUO, Yuo. Value Co-Creation: A Literature Review. Open Journal of Social Sciences, v. 8, n. 02, p. 89-98, 2020. Disponível em: https://www.scirp.org/html/8-1763147_98431.htm. Acesso em: 11 abr. 2023.

FÜLLER, Johann et al. Consumer empowerment through internet-based co-creation. Journal of management information systems, v. 26, n. 3, p. 71-102, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2753/MIS0742-1222260303. Acesso em: 11 abr. 2023.

GOLOOBA, Moses. Factors affecting value co-creation effectiveness in digital Library service quality. 2017. Thesis (Doctor of Philosophy in information tecnology) - International Islamic University Malaysia, Kuala Lumpur, 2017.

GOLOOBA, Moses; AHLAN, Abd Rahman. Service value Co-creation in research & innovation practices in higher education institutions in Malaysia. Procedia Technology, v. 11, p. 342-347, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S221201731300354X. Acesso em: 11 abr. 2023.

GRONROOS, Christian. Value co-creation in service logic: A critical analysis. Marketing theory, v. 11, n. 3, p. 279-301, 2011.

ISLAM, Md Anwarul; AGARWAL, Naresh Kumar; IKEDA, Mitsuru. Conceptualizing value co-creation for service innovation in academic libraries. Business Information Review, v. 32, n. 1, p. 45-52, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0266382115573155?journalCode=bira. Acesso em: 11 abr. 2023

KRISJANOUS, J.; MAUDE, R. Co-criação de valor para o cliente nos modelos de parceria de assistência médica: um exame do modelo de parceria de obstetrícia da Nova Zelândia. Australasian Marketing Journal, v. 22, p. 230-237. 2017

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

PAYNE, Adrian F. et al. Managing the co-creation of value. Journal of the academy of marketing science, v. 36, n. 1, p. 83-96, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11747-007-0070-0. Acesso em: 11 abr. 2023.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-creating unique value with customers. Strategy e Leadership, v.3, n. 32, p. 4-9. 2004b. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/10878570410699249/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-Creation Experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v.18, n.3, p.5-14, 2004a. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1094996804701073. Acesso em: 11 abr. 2023.

RODRÍGUEZ, Yudit Pérez; GUISADO, Yusnelkis Milanés. La biblioteca universitaria: reflexiones desde una perspectiva actual. Acimed, v. 18, n. 3, 2008. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1024-94352008000900004&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 19 maio 2020.

ROWLEY, Jennifer; KUPIEC‐TEAHAN, Beata; LEEMING, Edward. Customer community and co‐creation: a case study. Marketing Intelligence & Planning, v.2, n. 25, p. 136-146, 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02634500710737924/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.

SAYÃO, L. F. Modelos teóricos em ciência da informação – abstração e método científico. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, jan./abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a10v30n1.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

SIDDIKE, Md Abul Kalam; UMEMOTO, Katsuhiro; KOHDA, Youji. Transformation of public libraries: co-creation of values at multipurpose community learning centers. In: 2014 IIAI 3rd International Conference on Advanced Applied Informatics. IEEE, p. 109-114, 2014.

SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Profissional da informação e a co-criação de valor em serviços informacionais: contribuições teóricas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 20, p. e022026, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/TswMCXbRFWX9wjvL84CbPqv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 abr. 2023.

SILVEIRA, Murilo Mauro; VARVAKIS, Gregório. Fundamentos teóricos sobre a participação do usuário na co-criação de valor em serviços informacionais. Em questão, no prelo, 2023.

TAMURA, Shunsaku et al. Information sharing between different groups: a qualitative study of information service to business in Japanese public libraries. Information Research, v. 12, n. 2, p. 12-2, 2007.

UGWU, C. I.; EKERE, J. N. The role of knowledge management in providing innovative services in university libraries in Nigeria: A structural equation modeling approach. Global Knowledge, Memory and Communication, v. 67, n. 6-7, p. 350-376, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/GKMC-10-2017-0086/full/html. Acesso em: 11 abr. 2023.

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1509/jmkg.68.1.1.24036?journalCode=jmxa. Acesso em: 11 abr. 2023.

VARGO, S. L., MAGLIO, P. P.; AKAKA, M. A. On Value and Value Co-Creation: A Service Systems and Service Logic Perspective. European Management Journal, 26, 145- 152. 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S026323730800042X. Acesso em: 11 abr. 2023.

ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652821. Acesso em: 11 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Mauro Silveira, M., & Varvakis, G. (2024). Elementos formais para co-criação de valor em serviços informacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e45788. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/45788