Fotografia nos arquivos

estudo sobre as abordagens teóricas para manutenção arquivística

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, Fotografia, Gestão de documentos, Documento de arquivo

Resumo

A fotografia institucional, assim como qualquer outro documento, deveria seguir normas formais e procedimentos técnicos institucionalizados para sua produção enquanto documento de arquivo. Nesse sentido, o presente texto tem por objetivo apresentar, de modo teórico, as abordagens dispensadas às fotografias, sejam elas analógicas ou digitais, em ambiente institucional; além de tangenciar algumas orientações para a manutenção arquivística desses documentos. Dessa maneira, foram analisadas algumas propostas de projetos que procuram manter as fotografias institucionais como documento de arquivo, a saber: o projeto internacional International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (InterPARES), e o projeto nacional referente às resoluções e recomendações da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) e Arquivo Nacional do Brasil. Como resultado, foi possível identificar, nas recomendações, que há um consenso acerca das preocupações de manutenção dessas fotografias institucionais, conforme orienta a Arquivologia. Dessa forma, conclui-se que somente será possível atribuir sentido de documento de arquivo para as fotografias, nas instituições que estão totalmente engajadas na gestão de documentos, promovendo a manutenção dos vínculos existentes com os contextos de produção, circulação e uso.

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Biografia do Autor

Bruno Henrique Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Adjunto do Curso de Arquivologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI- Unesp/Marília, 2022); Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, (PPGCI- Unesp/Marília, 2017). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília (2013). É membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, vinculado à Universidade de Brasília - UnB- Faculdade de Ciência da Informação e do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Imagens Tecnológicas e Digitais, vinculado a Universidade Federal de Manaus (UFAM).

Telma Campanha de Carvalho Madio, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Departamento de Ciência da Informação

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Livre docência em Documento fotográfico pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP em 2016. Atualmente é professora associada da UNESP, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Conservação, desde 2006. Em diversos períodos coordenadora do curso de Arquivologia e atualmente membro titular do Conselho desse Curso. Membro titular do Conselho Departamental, da Comissão de Avaliação Documental e Acesso/CADA e da Comissão de Preservação Digital da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa: Produção e Organização da Informação, Gestão da Informação e Formação Profissional, com os temas: organização e identificação em arquivos, fotografia, acervos audiovisuais, objetos digitais de arquivo, preservação digital de documentos de arquivo e conservação preventiva

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Machado, B. H., & Madio, T. C. de C. (2024). Fotografia nos arquivos: estudo sobre as abordagens teóricas para manutenção arquivística. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e46715. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/46715