Proposição de melhoria para elevação da maturidade da gestão do conhecimento em redes confessionais de ensino

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Melhorias, Nível de Maturidade, Redes Confessionais de Ensino

Resumo

Este estudo se concentra na aplicação prática da gestão do conhecimento em Redes Confessionais de Ensino em Belo Horizonte MG. Este estudo tem como objetivo principal propor estratégias de melhoria para elevar o nível de maturidade da gestão do conhecimento, com o potencial de impulsionar o desempenho institucional e o impacto educacional dessas organizações. Buscou-se identificar e analisar o nível atual de maturidade da GC em tais instituições, além de propor melhorias práticas com base nos resultados obtidos. No desenvolvimento metodológico, aplicou-se uma pesquisa on-line, cujos dados foram analisados de acordo com os critérios de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Alfa de Cronbach e r de Pearson, juntamente com o p-valor, garantindo a dimensionalidade, confiabilidade e validade dos resultados. Após a avaliação, foi revelado que as redes estão no nível 3 de maturidade em GC, correspondendo a um estágio inicial, no qual a importância do conhecimento é reconhecida, e um gerenciamento mais efetivo começa a ser buscado. Algumas proposições de melhoria apresentadas neste artigo podem servir como um guia para instituições que almejarem otimizar a gestão do conhecimento e, consequentemente, aumentarem seu impacto e eficácia.

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Biografia do Autor

Renato de Aguiar Corrêa, Universidade FUMEC

Graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2000). Especialização em Redes de telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialistaem Gestão estratégica de processos de negócio pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Centro Universitário UNA. Também é coordenador de inovação e Gestor de processos do Colégio Santa Rita de Cássia. Atuação no terceiro setor em projetos sociais que auxiliam dependentes químicos e moradores em situação de rua em Belo Horizonte. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1628165521955288

Contribuições: Conceituação, Análise formal, redação (rascunho e revisão)

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4447716184916277

Contribuições: Conceituação, metodologia, análise formal e redação (rascunho e revisão)

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3500824322517512

Contribuições: Metodologia, análise formal e redação (rascunho e revisão)

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, marketing e inovação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2119057158182202

Contribuições: Análise formal e redação (rascunho).

Josiane da Costa Vieira Rezende, Universidade FUMEC

Doutora em Ciência da Computação (2020) e Mestre (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007), com ênfase em Controle e Automação Industrial. Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação e Professora nos cursos de graduação em Ciência da Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização e Inteligência Computacional, tendo como principais temas de pesquisa: metaheurísticas, Programação Linear, problemas de otimização combinatorial e Redes de Sensores Sem Fio.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8430093047455073

Contribuições: Análise formal e redação (revisão).

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Publicado

2024-04-17

Como Citar

Corrêa, R. de A., Ribeiro, J. S. de A. N., Corrêa, F., Dutra, F. G. de C., & Rezende, J. da C. V. (2024). Proposição de melhoria para elevação da maturidade da gestão do conhecimento em redes confessionais de ensino. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e47832. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/47832