65 anos do curso de Biblioteconomia da UFMG

Autores

  • Cíntia de Azevedo Lourenço Escola de Ciência de Informação/UFMG
  • Célia da Consolação Dias

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ensino de biblioteconomia, Profissão de bibliotecário.

Resumo

Neste ano de 2015, o curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da UFMG completa 65 anos, com uma trajetória marcada por conquistas para a área. Além de ser o sexto curso do Brasil, foi pioneiro junto com o IBICT na criação das primeiras pós-graduações da área. Nesse artigo comemorativo, em um contexto histórico da profissão do bibliotecário, desde os primórdios da história da humanidade, contextualizou-se a profissão e os cursos de Biblioteconomia no Brasil e dentro deste contexto a importância do curso da UFMG na formação dos bibliotecários brasileiros nesses seus 65 anos de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia de Azevedo Lourenço, Escola de Ciência de Informação/UFMG

Cíntia Azevedo Lourenço concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora participante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem conceitual de hipertextos para documentos acadêmicos, registrado no CNPq desde de 2004. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação - Representação Descritiva, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Lourenço, C. de A., & Dias, C. da C. (2015). 65 anos do curso de Biblioteconomia da UFMG. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 1–14. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22682

Edição

Seção

Artigos