65 anos do curso de Biblioteconomia da UFMG

Autores/as

  • Cíntia de Azevedo Lourenço Escola de Ciência de Informação/UFMG
  • Célia da Consolação Dias

Palabras clave:

Biblioteconomia, Ensino de biblioteconomia, Profissão de bibliotecário.

Resumen

Neste ano de 2015, o curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da UFMG completa 65 anos, com uma trajetória marcada por conquistas para a área. Além de ser o sexto curso do Brasil, foi pioneiro junto com o IBICT na criação das primeiras pós-graduações da área. Nesse artigo comemorativo, em um contexto histórico da profissão do bibliotecário, desde os primórdios da história da humanidade, contextualizou-se a profissão e os cursos de Biblioteconomia no Brasil e dentro deste contexto a importância do curso da UFMG na formação dos bibliotecários brasileiros nesses seus 65 anos de existência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cíntia de Azevedo Lourenço, Escola de Ciência de Informação/UFMG

Cíntia Azevedo Lourenço concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora participante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem conceitual de hipertextos para documentos acadêmicos, registrado no CNPq desde de 2004. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação - Representação Descritiva, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.

Publicado

2015-12-11

Cómo citar

Lourenço, C. de A., & Dias, C. da C. (2015). 65 anos do curso de Biblioteconomia da UFMG. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 1–14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22682

Número

Sección

Artículos