Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
Keywords:
almetrics, webometria, bibliometria, fator de impacto, redes sociaisAbstract
Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-06-30
How to Cite
Barros, M. (2015). Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 19–37. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992
Issue
Section
Articles