Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais

Autores/as

  • Moreno Barros UFRJ

Palabras clave:

almetrics, webometria, bibliometria, fator de impacto, redes sociais

Resumen

Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Moreno Barros, UFRJ

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT Doutorando em História das Ciências pela UFRJ

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Barros, M. (2015). Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 19–37. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992

Número

Sección

Artículos