Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais

Authors

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração

Keywords:

Fontes de informação, Fontes Pessoais, Fontes Impessoais, Fontes Eletrônicas, Comportamento Informacional

Abstract

O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Atuo como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), e como professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias na Fundação Dom Cabral (FDC), IBMEC-MG, IEC PUCMinas e ECI-UFMG.

Published

2016-06-29

How to Cite

Mafra Pereira, F. C. (2016). Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(2), 100–119. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068

Issue

Section

Articles