Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais

Autores/as

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração

Palabras clave:

Fontes de informação, Fontes Pessoais, Fontes Impessoais, Fontes Eletrônicas, Comportamento Informacional

Resumen

O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Atuo como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), e como professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias na Fundação Dom Cabral (FDC), IBMEC-MG, IEC PUCMinas e ECI-UFMG.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Mafra Pereira, F. C. (2016). Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(2), 100–119. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068

Número

Sección

Artículos