SOCIAL AND SOCIAL VULNERABILITY INDICATORS

CHARACTERISTICS AND POSSIBLE USES IN ASSESSING INFORMATION LITERACY

Authors

Keywords:

Information Literacy – Brazil, Social Indicators, Social Vulnerability, Information Vulnerability

Abstract

This work aims to identify possible uses of social indicators and social vulnerability indicators in the assessment of Information Literacy in Brazil. A qualitative approach, bibliographic and documentary research, it includes eight themes of social indicators, categorized based on Jannuzzi (2017a). The results point to the possible uses of social indicators in connection with information literacy, based on a framework, in three axes: axis 1 – concept of social indicators; concept of Information Literacy concept of social vulnerability and vulnerability in information; axis 2 - PDCIn Matrix in the technical, esthetic, ethical and political dimensions of Information Literacy (VITORINO, 2016); functional virtues to indicators; and trends, relating to the assessment of Information Literacy and the themes to be considered; and axis 3 - Agenda 2030 and the 17 Sustainable Development Goals (SDGs).

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Author Biographies

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006. 

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Administração - Campus IV e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (1984), especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidad de Murcia - Espanha (2012). Foi coordenador adjunto do Grupo de Trabalho "Informação, educação e trabalho" (GT-6), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB (2019-2021). Coordena o núcleo de pesquisa "Gestão da Informação, Conhecimento e Tecnologias" (GICTEC). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, Administração e Cultura Organizacional, com interesse pelos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, gestão da informação e do conhecimento nas organizações e políticas de informação.

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Published

2023-07-18

How to Cite

Vitorino, E. V., & Pinho Neto, J. A. S. de. (2023). SOCIAL AND SOCIAL VULNERABILITY INDICATORS: CHARACTERISTICS AND POSSIBLE USES IN ASSESSING INFORMATION LITERACY. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e42513. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42513