Indicadores sociais e de vulnerabilidade social
características e possíveis usos na avaliação da competência em informação
Palavras-chave:
Competência em informação – Brasil , Indicadores sociais, Vulnerabilidade social, Vulnerabilidade em informaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo identificar possibilidades de usos de indicadores sociais e de vulnerabilidade social na avaliação da Competência em Informação no Brasil. Com abordagem qualitativa e pesquisas bibliográfica e documental, contempla oito temas de indicadores sociais, categorizados com base em Jannuzzi (2017a). Os resultados encaminham para os possíveis usos de indicadores sociais em conexão com a Competência em Informação, tomando por base um framework, em três eixos: eixo 1 – conceito de indicadores sociais; conceito de Competência em Informação, conceito de vulnerabilidade social e de vulnerabilidade em informação; eixo 2 - Matriz para o Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), nas dimensões técnica, estética, ética e política (VITORINO, 2016); virtudes necessárias a indicadores; e, tendências, relativas à avaliação da Competência em Informação e as temáticas a considerar; e, eixo 3 - Agenda 2030 e 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Downloads
Referências
ADORNO, R. de C. F. Capacitação solidária: um olhar sobre os jovens e sua vulnerabilidade social. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária (AAPCS), 2001. Disponível em: http://dspace.fsp.usp.br/xmlui/bitstream/handle/bdfsp/673/ado001.pdf?sequence=1. Acesso em: 06 fev. 2018.
COSTA, Tereza Cristina Nascimento Araújo. Considerações teóricas sobre o conceito de Indicadores Sociais: uma proposta de trabalho (1975). In: IBGE. Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais. Indicadores sociais: passado, presente e futuro. Organizado por André Simões e Antônio Carlos Alkmim. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. (Documentos para disseminação. Memória institucional; 21). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101153.pdf. Acesso em 12 set. 2022.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FAWCETT, B. Vulnerability: questioning the certainties in social work and health. International social work, v. 52, n. 4, p. 473-484, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0020872809104251. Acesso em: 01 dez. 2022.
FEITO, L. Vulnerabilidad. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, v. 30, supl. 3, p. 7-22, 2007. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/asisna/v30s3/original1.pdf. Acesso em: 01 dez 2022.
IBGE. Memória IBGE: linha do tempo – síntese da História do IBGE (1936-2016). Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://memoria.ibge.gov.br/images/memoria/linha-do-tempo/LinhaDoTempoSemImagem.pdf. Acesso em 13 set. 2022.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 6. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Alínea, 2017a.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores no ciclo de políticas e programas sociais no Brasil. In: IBGE. Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais. Indicadores sociais: passado, presente e futuro. Organizado por André Simões e Antônio Carlos Alkmim. Rio de Janeiro: IBGE, 2017b. (Documentos para disseminação. Memória institucional; 21). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101153.pdf. Acesso em 12 set. 2022.
LEITE, Cecília et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre Competência em Informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.26, n.3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876. Acesso em: 01 dez. 2022.
SIMÕES, André; REIS, Antônio Carlos Alkmim; SANTOS, Caroline. Passado, presente e futuro da produção e análise dos indicadores sociais no IBGE. In: IBGE. Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais. Indicadores sociais: passado, presente e futuro. Organizado por André Simões e Antônio Carlos Alkmim. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. (Documentos para disseminação. Memória institucional; 21). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101153.pdf. Acesso em 12 set. 2022.
TIRONI, Luís Fernando et al. Critérios para geração de indicadores de qualidade e produtividade no serviço público. Texto para discussão/no. 238. Brasília, DF: IPEA, 1991. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/1701/1/td_0238.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
TOMYN, Adrian J. Raymond A. Bauer: a pioneer in the use of sample surveys to assess quality of life. Applied Research in Quality of Life, v. 10, p. 375-377, jun. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276073546_Raymond_A_Bauer_A_Pioneer_in_the_Use_of_Sample_Surveys_to_Assess_Quality_of_Life. Acesso em: 13 set. 2022.
TOWARD A SOCIAL REPORT. Department of Health, Education, and Welfare,
Washington, D.C. jan. 1969. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED054039.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.
UNESCO. Information for All Programme (IFAP). 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/programme/ifap. Acesso em 18 ago. 2022.
UNESCO. Information for All Programme (IFAP). Understanding Information Literacy: A Primer. By Forest Woody Horton, Jr. Edited by the Information Society Division, Communication and Information Sector Paris: UNESCO, 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000157020. Acesso em 18 ago. 2022.
UNESCO. Information for All Programme (IFAP). Towards Information Literacy
Indicators: Conceptual framework paper prepared by Ralph Catts and Jesus Lau. Edited by the Information Society Division, Communication and Information Sector, UNESCO: Paris, 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000158723. Acesso em 18 ago. 2022.
UNITED NATIONS (ONU). Mainstreaming of the three dimensions of sustainable development throughout the United Nations system. Report of the Secretary-General, mar. 2016. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/826698. Acesso em: 12 set. 2022.
UNITED NATIONS (ONU). Integración de las tres dimensiones del desarrollo sostenible en el sistema de las Naciones Unidas. Informe del Secretario General, mar. 2019. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/3800940. Acesso em: 12 set. 2022.
UNITED NATIONS (ONU). BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 13 set. 2022.
UNITED NATIONS (ONU). BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 13 set. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 47, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/download/4187/3794. Acesso em: 17 set. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes e tendências. In: PARRA VALERO, Pablo et al. (coords). Competencias en información y transformación digital de la sociedade. Madrid: Universidad Complutense, Facultad de Ciencias de la Documentación, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, 2021. ISBN: 978-84-09-24527-7. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/71169/1/COMPETENCIAS%20EN%20INFORMACION.pdf. Acesso em: 17 set. 2022. p. 87-104.
VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, v.27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 17 set. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.9, n.2, set./dez., p. 1-21, 2016. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/397/397. Acesso em: 17 set. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira; DE LUCCA, Djuli Machado. (org.). As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Porto Velho, RO: EDUFRO, 2020. 240 p. ISBN: 978-65-87539-16-4 (físico) ISBN: 978-65-87539-06-5 (digital). Disponível em: http://www.edufro.unir.br/uploads/08899242/Capas%206/As%20Dimensoes%20da%20Competencia%20em%20Informacao.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. E-book. 205 p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%c3%aancia%20em%20informa%c3%a7%c3%a3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 set. 2022.
ZURKOWSKI, Paul G. Information services environment relationships and priorities. Related Paper: Number 5. Washington, D.C: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Ciência da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.