Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais
Palabras clave:
Mídias sociais, Presença digital, bibliotecas universitáriasResumen
Para apresentar diretrizes de uso de mídias sociais por bibliotecários em bibliotecas universitárias, este artigo inicia com uma contextualização da sociedade contemporânea fundamentada em alguns sociólogos. A compreensão deste contexto é fundamental para visualizar com clareza a dinâmica informacional em rede e quais são as possibilidades atribuídas aos bibliotecários junto a comunidade onde atua. O conceito de presença digital também é apresentado, delimitado ao universo da pesquisa, que são as bibliotecas universitárias de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Um levantamento prévio nos sites destas bibliotecas é feito com a finalidade de encontrar diretrizes que já existam e também como benchmarking. Para fortalecer a pesquisa, também é realizado um levantamento em 40 sites de instituições internacionais. O percurso metodológico foi traçado por meio de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica com análise de conteúdo aplicada aos documentos encontrados. O texto finaliza apresentando sete diretrizes para o uso de mídias sociais em bibliotecas universitárias de modo a fomentar uma presença digital mais efetiva e relevante.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-09-30
Cómo citar
Prado, J. M. K. do, & Correa, E. C. D. (2016). Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(3), 165–181. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22476
Número
Sección
Artículos