Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos

Autores/as

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

Tratamento Temático da Informação. Análise de Assunto. Mapas Conceituais.

Resumen

Aborda o Tratamento Temático da Informação com destaque para Mapas Conceituais e a atividade Análise de Assunto como contribuições para Organização e Representação do Conhecimento. O objetivo foi de verificar semelhanças entre os Mapas Conceituais e o processo de Tratamento Temático da Informação, mais especificamente na atividade de Análise de Assunto. A metodologia caracterizou-se como estudo exploratório e descritivo, além do delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da Lógica - processo de ir e vir. Os principais resultados demonstram que os Mapas Conceituais e a atividade de Análise de Assunto assemelham-se enquanto processo em relação à descrição temática do conteúdo do documento. Considera-se que, tanto a Análise de Assunto, quanto os Mapas Conceituais se assemelham por possuírem características comuns em todo o processo e por meio de suas intenções. Conclui-se que os Mapas Conceituais podem colaborar com o campo da ORC, pela razão das etapas de Extração e Tradução de Conceitos estarem presentes na Análise de Assunto e também no processo de construção de Mapas Conceituais.

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Biografía del autor/a

Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - Marília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado

2015-12-17

Cómo citar

Rodrigues, M. R., & Cervantes, B. M. N. (2015). Análise de assunto e mapas conceituais: semelhanças nos processos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 35–56. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23019

Número

Sección

Artículos