O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva

Autores/as

  • Angela Halen Claro Bembem Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Henry Poncio Cruz Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Palabras clave:

Arquitetura da Informação, Arquitetura da Informação Pervasiva, Tempos da Ciência da Informação, Paradigmas da Ciência da Informação

Resumen

A possibilidade de disponibilização de informações em ambientes informacionais acessados pela diversidade de suportes e tecnologias requer um repensar da Ciência da Informação quanto à chamada Arquitetura da Informação clássica. O surgimento de uma Arquitetura da Informação Pervasiva, que vai além dos limites da Web, apresenta desafios à pesquisa e ação na Ciência da Informação. Para o entendimento dessa recente disciplina no escopo da Ciência da Informação é necessário regatar a compreensão dos tempos e paradigmas que estruturam essa ciência, a fim de que se esclareça o contexto dessa disciplina, bem como suas possibilidades de atuação no escopo da Arquitetura da Informação Pervasiva.

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Biografía del autor/a

Angela Halen Claro Bembem, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (2010), mestre em Ciência da Informação pela UNESP (2013), e doutoranda em Ciência da da Informação pela UNESP. Atua como Coordenadora de Bibliotecas na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Informação e Tecnologia, Inteligência Coletiva, Redes de Informação e Internet.

Henry Poncio Cruz Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (2010), e doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP (2014). É Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Pesquisador em temáticas relacionadas a Informação, Memória e Tecnologias, com especial ênfase em Arquitetura da Informação Pervasiva, Arquitetura de Livros Eletrônicos, Memória e Preservação em Ecologias Informacionais Complexas.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (1980), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983),e doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP (1994) e livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do Conhecimento Humano.

Publicado

2015-12-17

Cómo citar

Bembem, A. H. C., Oliveira, H. P. C., & Santos, P. L. V. A. da C. (2015). O paradigma social e o tempo do conhecimento interativo: perspectivas e desafios para a arquitetura da informação pervasiva. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 181–196. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23027

Número

Sección

Artículos