Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Giordani Avila Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o ―status quo‖ acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos,ultimando expandir significados e significações.

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Biografía del autor/a

Giordani Avila Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Formado em Direito pela PUC-MG em 1995; Formado em Letras pela UFMG em 2002; Mestrando em Ciência da Informação pela UFMG com previsão de término em 2016;

Publicado

2018-02-21

Cómo citar

Reis, G. A. (2018). Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(4), 229. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23037

Número

Sección

Teses e Dissertações