Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line

tendências em uma revisão bibliográfica

Autores/as

Palabras clave:

Acessibilidade, Museus, Tecnologia Assistiva, Inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumen

Visando compreender as relações entre acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line, conduzimos uma revisão bibliográfica sistematizada nas bases PublicAcessibilidade e Periódicos Capes. Após aplicação dos critérios de exclusão, analisamos 18 textos por meio da leitura integral e sua associação com o processamento textual dos seus resumos no software de análises qualitativas IRAMUTEQ. Cinco classes emergiram: 1, Visitantes com deficiência: experiência e informação on-line; 2, Tecnologias digitais e provisão de acessibilidade; 3, Websites: técnicas e ferramentas de acessibilidade; 4, Perspectivas educacionais; 5, Desenvolvimento, implementação e interpretação de exposições on-line. Os resultados indicam práticas e tendências na promoção de acessibilidade em museus on-line por meio de relatos de desenvolvimento e avaliação de websites e exposições, em uma perspectiva majoritariamente técnica, agregado a discussões teóricas e empíricas sobre a influência de recursos de acessibilidade na inclusão de PcD. Nos textos selecionados, identificamos, também, que há lacunas quando se trata da abordagem da experiência de visitação de PcD a exposições on-line. Frisamos, por fim, que apesar de extremamente importantes, as investigações nesse universo não devem se concentrar apenas em tecnicalidades, mas que ainda é necessário estudar, refletir e discutir implicações sociais e históricas dessa relação, especialmente para garantir que PcD sejam protagonistas e participantes ativos tanto da prática, quanto da teoria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Marinho, Fundación Oswaldo Cruz

Maestría en Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Salud por la Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Divulgadora científica del Hub Fiocruz en The Global Health Network de la Vicepresidencia de Educación, Información y Comunicación de la Fiocruz (VPEIC). Miembro del grupo de investigación y estudio Museos y Centros de Ciencias Accesibles (MCCAC), galardonado con el Premio Cimuset en 2023 en Seúl. Es bachiller y licenciada en Ciencias Biológicas y Biología por la Universidad Federal del Estado de Río de Janeiro (UNIRIO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461311830715841.

Jessica Norberto Rocha, Fundación Cecierj

Divulgadora científica e investigadora de la Fundación Centro de Ciencias y Educación Superior a Distancia del Estado de Río de Janeiro (Fundación Cecierj). Becaria de Productividad en Divulgación Científica del CNPq y Joven Científico de Nuestro Estado FAPERJ. Becario de la Agencia Norteamericana de Investigación Fulbright en el Museo de Ciencias (Boston - EUA) (2021). Coordinadora del grupo de investigación Museos y Centros de Ciencias Accesibles (MCCAC), galardonado con el Premio Cimuset 2023 en Seúl. Profesora del Doctorado y Maestría en Enseñanza en Biociencias y Salud (Fiocruz/IOC), de la Maestría en Divulgación de la Ciencia, Tecnología y Salud (Fiocruz/COC), de la Especialización en Divulgación y Popularización de la Ciencia (Fiocruz/COC) y la Especialización en Enseñanza de Ciencias: énfasis en Biología y Química (IFRJ/Maracanã). Doctora en Educación por la Universidad de São Paulo (USP), Máster en Divulgación Científica y Cultural por la Universidad Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado en Letras por la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), con período sándwich de un año en el Kings College de Londres (Reino Unido). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210.

Citas

ABREU, W. V.; ROCHA, J. N. Implementando recursos de acessibilidade em websites: uma missão nada impossível. In. ROCHA, J. N. (ed.). Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj : Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

ABREU, W. V. De et al. Recursos de acessibilidade nos websites dos centros e museus de ciências da América Latina e do Caribe Willian Vieira de Abreu. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS (ABCMC), 3., 2018, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, 2018.

THE AMERICANS WITH DISABILITIES ACT [ADA]. Guidelines for writing about people with disabilities. [s.l.]: The Americans with Disabilities Act, 2017. Disponível em: https://adata.org/factsheet/ADANN-writing#:~:text=In%20general%2C%20refer%20to%20the,can%20be%20disrespectful%20and%20dehumanizing. Acesso em: 22 out. 2024.

BIEDERMANN, B. Virtual museums as an extended museum experience: challenges and impacts for museology, digital humanities, museums and visitors – in times of (Coronavirus) crisis. DHQ: Digital Humanities Quarterly, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 1–14, 2021.

BROWN, S. Access is not a text alternative. Journal of Museum Education, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 223–234, 2009. DOI https://doi.org/10.1080/10598650.2009.11510639.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRaMuTeQ. [s.l.]: IRaMuTeQ : Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 21 jan. 2023.

CECILIA, Rafie R. COVID-19 pandemic: threat or opportunity for blind and partially sighted museum visitors? Journal of Conservation & Museum Studies, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI 10.5334/jcms.200.

COUTINHO, S. R. R. O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,shib&db=bth&AN=92948285&site=eds-live&scope=site%0Ahttp://bimpactassessment.net/sites/all/themes/bcorp_impact/pdfs/em_stakeholder_engagement.pdf%0Ahttps://www.glo-bus.com/help/helpFiles/CDJ-Pa. Acesso em: 21 jan. 2023.

DAGNINO, F. M.; HADJILEONTIADIS, L. J.; OTT, M.; POZZI, F. An integrated platform supporting intangible cultural heritage learning and transmission: definition of requirements and evaluation criteria. Journal of Computing and Information Technology, Zagreb, v. 22, n. 4, p. 277–292, 2014. DOI https://doi.org/10.2498/cit.1002461.

DYSHKO, O.; ZUBEKHINA, T.; BELIKOVA, N.; DENYSENKO, N.; ZAICHUK, K. Virtual museums using in the process of tourism disciplines studying. Laplage em Revista (Internacional), [s.l.], v. 7, [s.n.], p. 179–186, 2021. DOI https://doi.org/10.24115/S2446-6220202173B1532p.179-186.

GARRIGAN, S. Displaced patrimonies: cultural democratization and virtual museums in Latin America. Revista Canadiense de Estudios Hispánicos, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 161–174, 2006.

GAUDÊNCIO, H. I. M. Culture access and technology: how can technology democratize cultural access? 2019. 38 f. Dissertação. (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2019.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 91–108, jun. 2009. DOI https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x.

HAYHOE, S. J. An enquiry into passive and active exclusion from unreachable artworks in the museum: two case studies of final-year students at California school for the blind studying artworks through galleries and on the web. British Journal of Visual Impairment, [s.l.], v. 32, n. 1, p. 44–58, 2014. DOI https://doi.org/10.1177/0264619613514238.

HOLLOWAY, C. How to improve the accessibility of your social media using Hashtags. In: Linkedin, [s.l.], 15 jun. 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/how-improve-accessibility-your-social-media-using-chris-holloway-/. Acesso em: 18 jun. 2023.

International Council of Museums [ICOM]. Nova definição de museu. São Paulo: ICOM, 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2776. Acesso em: 17 jun. 2023.

KABASSI, K. Evaluating websites of museums: state of the art. Journal of Cultural Heritage, [s.l.], v. 24, [s.n.], p. 184–196, 2017. DOI https://doi.org/10.1016/j.culher.2016.10.016.

KALFATOVIC, M. R. Creating a winning online exhibition: a guide for libraries, archives, and museums. Chicago: American Library Association, 2002. Disponível em: http://www.library.uc.edu.kh/userfiles/pdf/41.Creating%20a%20winning%20online%20exhibition%20a%20guide%20for%20libraries%20archives%20and%20museums.pdf. Acesso em: 03 out. 2022.

LEANDRO, L.; BOFF, A. P.; REGIANI, A. M. Accessibility and inclusion in museums and science centers in theses and dissertations. Investigações em Ensino de Ciências, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 421–444, 2021. DOI https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p421.

LEPORINI, B.; NORSCIA, I. “Fine Tuning” image accessibility for museum websites. Journal of Universal Computer Science, [s.l.], v. 14, n. 19, p. 3250–3264, 2008.

LISNEY, E.; BOWEN, J. P.; HEARN, K.; ZEDDA, M. Museums and technology: being inclusive helps accessibility for all. Curator: The Museum Journal, [s.l.], v. 56, n. 3, p. 353–361, 2013. DOI https://doi.org/10.1111/cura.12034.

MANGANI, A.; BASSI, L. Web information, accessibility and museum ownership. International Journal of Tourism Policy, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 265–281, 2019. DOI https://doi.org/10.1504/IJTP.2019.105486.

MARTINS, L. C.; CASTRO, F. S. R.; ALMEIDA, A. M. Como fazer depois de 2020? A Política Nacional de Educação Museal em um contexto pós pandêmico. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 34, n. 54, p. 43–54, 2021.

MARTY, P. F.; JONES, K. Museum Informatics: people, information, and technology in museums. New York: Routledge, 2008.

MASSARANI, Luisa et al. (ed.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. Disponível em: https://grupomccac.org/wp-content/uploads/2018/11/Aproximaciones-a-la-investigaci%C3%B3n-en-divulgaci%C3%B3n-de-la-ciencia-en-Am%C3%A9rica-Latina-a-partir-de-sus-art%C3%ADculos-acad%C3%A9micos.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

MENDES, A.; VINAGRE, A. B.; AMORIM, A.; CHAVEIRO, E.; MACHADO, K.; VASCONCELLOS, L. C. F.; GERTNER, S. Diálogos sobre acessibilidade, inclusão e distanciamento social: Territórios existenciais na pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz : IdeiaSUS : ENSP : UFG, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42296. Acesso em: 15 mar. 2023.

MIHELJ, S.; LEGUINA, A.; DOWNEY, J. Culture is digital: cultural participation, diversity and the digital divide. New Media and Society, [s.l.], v. 21, n. 7, p. 1465-1485, 2019.

MOUSSOURI, T. Implications of the social model of disability for visitor research. Visitor Studies, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 90–106, 2007. DOI https://doi.org/10.1080/10645570701263479.

PAPADIMITRIOU, N.; PLATI, M.; MARKOU, E.; CATAPOTI, D. Identifying accessibility barriers in heritage museums: conceptual challenges in a period of change. Museum International, [s.l.], v. 68, n. 3–4, p. 33–47, 2016. DOI https://doi.org/10.1111/muse.12134.

PIETRONI, E.; PAGANO, A.; BIOCCA, L. Accessibility, natural user interfaces and interactions in museums: the IntARSI project. Heritage, [s.l.], v. 4, n; 2, p. 567–584, 2021. DOI https://doi.org/10.3390/heritage4020034.

POVROZNIK, N. Digital history of virtual museums: The transition from analog to internet environment. REINSONE, S. et al. (ed.). Digital Humanities in the Nordic Countries 5th Conference - DHN. 5., 2020, Riga. Anais… Riga: CEUR-WS, 2020.

RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M. P. IRaMuTeQ software and discursive textual analysis: interpretive possibilities. In: ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING. [s.l.]: Springer, 2019.

ROCHA, J. N. et al. Accesibilidad en museos, espacios científico-culturales y acciones de divulgación científica en Brasil. In. MASSARANI, L. et al. (ed.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. v. 1.

ROCHA, J. N. et al. Investigating accessibility in latin american science museums and centers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, [s.l.], v. 92, n. 1, p. 1–16, 2020.

ROJAS, H.; RENTERIA, R.; ACOSTA, E.; AREVALO, H.; PILARES, M. Application of accessibility guidelines in a virtual museum. INTERN. CONF. OF INCLUSIVE TECHNOLOGY AND EDUCATION [CONTIE], 3., 2020, La Paz. Anais… La Paz: IEEE Computer Society Conf. Publishing Services, 2020.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo IRaMuTeQ. Planaltina: [s.n.], 2017. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati>. Acesso em: 28 jul. 2023.

SARRAF, V. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SCHWEIBENZ, W. The virtual museum: an overview of its origins, concepts, and terminology. The Museum Review, [s.l.], v. 4, n. 1, 2019.

SILVA, M. C. R.; LOPES, J. S. M. Entre a arte de comunicar e ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [s.l.], v. 28, n. 12, p. 1–46, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e12.

SORRELL, M.; NORTON, D.; MCADAMS, J.; WINTERLING, R.; DIPPLE, K. Creating an online scientific art exhibit formatted for people with a visual impairment. Journal of Web Librarianship, [s.l.], v. 11, n. 2, p.105–123, 2017. DOI https://doi.org/10.1080/19322909.2017.1300788.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION [UNESCO]. Museums around the world in the face of Covid-19. Paris: UNESCO, 2020.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM [W3C]. Making the Web Accessible. [s.l.]: W3C, 2024. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/. Acesso em: 17 jun. 2023.

WEISEN, M. Digital access to culture. Journal of Assistive Technologies, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 163–166, 2012. DOI 10.1108/17549451211235028.

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Carvalho de Mattos Marinho, L., & Norberto Rocha, J. (2024). Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line: tendências em uma revisão bibliográfica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e51471. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51471