Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line

tendências em uma revisão bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Museus, Tecnologia Assistiva, Inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Visando compreender as relações entre acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line, conduzimos uma revisão bibliográfica sistematizada nas bases PublicAcessibilidade e Periódicos Capes. Após aplicação dos critérios de exclusão, analisamos 18 textos por meio da leitura integral e sua associação com o processamento textual dos seus resumos no software de análises qualitativas IRAMUTEQ. Cinco classes emergiram: 1, Visitantes com deficiência: experiência e informação on-line; 2, Tecnologias digitais e provisão de acessibilidade; 3, Websites: técnicas e ferramentas de acessibilidade; 4, Perspectivas educacionais; 5, Desenvolvimento, implementação e interpretação de exposições on-line. Os resultados indicam práticas e tendências na promoção de acessibilidade em museus on-line por meio de relatos de desenvolvimento e avaliação de websites e exposições, em uma perspectiva majoritariamente técnica, agregado a discussões teóricas e empíricas sobre a influência de recursos de acessibilidade na inclusão de PcD. Nos textos selecionados, identificamos, também, que há lacunas quando se trata da abordagem da experiência de visitação de PcD a exposições on-line. Frisamos, por fim, que apesar de extremamente importantes, as investigações nesse universo não devem se concentrar apenas em tecnicalidades, mas que ainda é necessário estudar, refletir e discutir implicações sociais e históricas dessa relação, especialmente para garantir que PcD sejam protagonistas e participantes ativos tanto da prática, quanto da teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Marinho, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Divulgadora científica no Hub Fiocruz na The Global Health Network da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC). Membro do grupo de pesquisa e estudos Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), contemplado com o Cimuset Award em 2023 em Seoul. Bacharela em Ciências Biológicas e Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461311830715841.

Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

Divulgadora Científica e pesquisadora da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). Bolsista Produtividade CNPq em Divulgação Científica e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Grantee da Agência Norte-americana de pesquisa Fulbright no Museum of Science (Boston- EUA) (2021). Coordenadora do grupo de pesquisa Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), contemplado com o Cimuset Award em 2023 em Seoul. Professora do Doutorado e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz/IOC), do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz/COC), da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Fiocruz/COC) e da Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química (IFRJ/Maracanã). Doutora em Educação na Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche de um ano na Kings College London (UK). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210.

Referências

ABREU, W. V.; ROCHA, J. N. Implementando recursos de acessibilidade em websites: uma missão nada impossível. In. ROCHA, J. N. (ed.). Acessibilidade em museus e centros de ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj : Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

ABREU, W. V. De et al. Recursos de acessibilidade nos websites dos centros e museus de ciências da América Latina e do Caribe Willian Vieira de Abreu. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS (ABCMC), 3., 2018, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, 2018.

THE AMERICANS WITH DISABILITIES ACT [ADA]. Guidelines for writing about people with disabilities. [s.l.]: The Americans with Disabilities Act, 2017. Disponível em: https://adata.org/factsheet/ADANN-writing#:~:text=In%20general%2C%20refer%20to%20the,can%20be%20disrespectful%20and%20dehumanizing. Acesso em: 22 out. 2024.

BIEDERMANN, B. Virtual museums as an extended museum experience: challenges and impacts for museology, digital humanities, museums and visitors – in times of (Coronavirus) crisis. DHQ: Digital Humanities Quarterly, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 1–14, 2021.

BROWN, S. Access is not a text alternative. Journal of Museum Education, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 223–234, 2009. DOI https://doi.org/10.1080/10598650.2009.11510639.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRaMuTeQ. [s.l.]: IRaMuTeQ : Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 21 jan. 2023.

CECILIA, Rafie R. COVID-19 pandemic: threat or opportunity for blind and partially sighted museum visitors? Journal of Conservation & Museum Studies, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI 10.5334/jcms.200.

COUTINHO, S. R. R. O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,shib&db=bth&AN=92948285&site=eds-live&scope=site%0Ahttp://bimpactassessment.net/sites/all/themes/bcorp_impact/pdfs/em_stakeholder_engagement.pdf%0Ahttps://www.glo-bus.com/help/helpFiles/CDJ-Pa. Acesso em: 21 jan. 2023.

DAGNINO, F. M.; HADJILEONTIADIS, L. J.; OTT, M.; POZZI, F. An integrated platform supporting intangible cultural heritage learning and transmission: definition of requirements and evaluation criteria. Journal of Computing and Information Technology, Zagreb, v. 22, n. 4, p. 277–292, 2014. DOI https://doi.org/10.2498/cit.1002461.

DYSHKO, O.; ZUBEKHINA, T.; BELIKOVA, N.; DENYSENKO, N.; ZAICHUK, K. Virtual museums using in the process of tourism disciplines studying. Laplage em Revista (Internacional), [s.l.], v. 7, [s.n.], p. 179–186, 2021. DOI https://doi.org/10.24115/S2446-6220202173B1532p.179-186.

GARRIGAN, S. Displaced patrimonies: cultural democratization and virtual museums in Latin America. Revista Canadiense de Estudios Hispánicos, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 161–174, 2006.

GAUDÊNCIO, H. I. M. Culture access and technology: how can technology democratize cultural access? 2019. 38 f. Dissertação. (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2019.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 91–108, jun. 2009. DOI https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x.

HAYHOE, S. J. An enquiry into passive and active exclusion from unreachable artworks in the museum: two case studies of final-year students at California school for the blind studying artworks through galleries and on the web. British Journal of Visual Impairment, [s.l.], v. 32, n. 1, p. 44–58, 2014. DOI https://doi.org/10.1177/0264619613514238.

HOLLOWAY, C. How to improve the accessibility of your social media using Hashtags. In: Linkedin, [s.l.], 15 jun. 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/how-improve-accessibility-your-social-media-using-chris-holloway-/. Acesso em: 18 jun. 2023.

International Council of Museums [ICOM]. Nova definição de museu. São Paulo: ICOM, 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2776. Acesso em: 17 jun. 2023.

KABASSI, K. Evaluating websites of museums: state of the art. Journal of Cultural Heritage, [s.l.], v. 24, [s.n.], p. 184–196, 2017. DOI https://doi.org/10.1016/j.culher.2016.10.016.

KALFATOVIC, M. R. Creating a winning online exhibition: a guide for libraries, archives, and museums. Chicago: American Library Association, 2002. Disponível em: http://www.library.uc.edu.kh/userfiles/pdf/41.Creating%20a%20winning%20online%20exhibition%20a%20guide%20for%20libraries%20archives%20and%20museums.pdf. Acesso em: 03 out. 2022.

LEANDRO, L.; BOFF, A. P.; REGIANI, A. M. Accessibility and inclusion in museums and science centers in theses and dissertations. Investigações em Ensino de Ciências, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 421–444, 2021. DOI https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p421.

LEPORINI, B.; NORSCIA, I. “Fine Tuning” image accessibility for museum websites. Journal of Universal Computer Science, [s.l.], v. 14, n. 19, p. 3250–3264, 2008.

LISNEY, E.; BOWEN, J. P.; HEARN, K.; ZEDDA, M. Museums and technology: being inclusive helps accessibility for all. Curator: The Museum Journal, [s.l.], v. 56, n. 3, p. 353–361, 2013. DOI https://doi.org/10.1111/cura.12034.

MANGANI, A.; BASSI, L. Web information, accessibility and museum ownership. International Journal of Tourism Policy, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 265–281, 2019. DOI https://doi.org/10.1504/IJTP.2019.105486.

MARTINS, L. C.; CASTRO, F. S. R.; ALMEIDA, A. M. Como fazer depois de 2020? A Política Nacional de Educação Museal em um contexto pós pandêmico. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 34, n. 54, p. 43–54, 2021.

MARTY, P. F.; JONES, K. Museum Informatics: people, information, and technology in museums. New York: Routledge, 2008.

MASSARANI, Luisa et al. (ed.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. Disponível em: https://grupomccac.org/wp-content/uploads/2018/11/Aproximaciones-a-la-investigaci%C3%B3n-en-divulgaci%C3%B3n-de-la-ciencia-en-Am%C3%A9rica-Latina-a-partir-de-sus-art%C3%ADculos-acad%C3%A9micos.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

MENDES, A.; VINAGRE, A. B.; AMORIM, A.; CHAVEIRO, E.; MACHADO, K.; VASCONCELLOS, L. C. F.; GERTNER, S. Diálogos sobre acessibilidade, inclusão e distanciamento social: Territórios existenciais na pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz : IdeiaSUS : ENSP : UFG, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42296. Acesso em: 15 mar. 2023.

MIHELJ, S.; LEGUINA, A.; DOWNEY, J. Culture is digital: cultural participation, diversity and the digital divide. New Media and Society, [s.l.], v. 21, n. 7, p. 1465-1485, 2019.

MOUSSOURI, T. Implications of the social model of disability for visitor research. Visitor Studies, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 90–106, 2007. DOI https://doi.org/10.1080/10645570701263479.

PAPADIMITRIOU, N.; PLATI, M.; MARKOU, E.; CATAPOTI, D. Identifying accessibility barriers in heritage museums: conceptual challenges in a period of change. Museum International, [s.l.], v. 68, n. 3–4, p. 33–47, 2016. DOI https://doi.org/10.1111/muse.12134.

PIETRONI, E.; PAGANO, A.; BIOCCA, L. Accessibility, natural user interfaces and interactions in museums: the IntARSI project. Heritage, [s.l.], v. 4, n; 2, p. 567–584, 2021. DOI https://doi.org/10.3390/heritage4020034.

POVROZNIK, N. Digital history of virtual museums: The transition from analog to internet environment. REINSONE, S. et al. (ed.). Digital Humanities in the Nordic Countries 5th Conference - DHN. 5., 2020, Riga. Anais… Riga: CEUR-WS, 2020.

RAMOS, M. G.; LIMA, V. M. R.; AMARAL-ROSA, M. P. IRaMuTeQ software and discursive textual analysis: interpretive possibilities. In: ADVANCES IN INTELLIGENT SYSTEMS AND COMPUTING. [s.l.]: Springer, 2019.

ROCHA, J. N. et al. Accesibilidad en museos, espacios científico-culturales y acciones de divulgación científica en Brasil. In. MASSARANI, L. et al. (ed.). Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. v. 1.

ROCHA, J. N. et al. Investigating accessibility in latin american science museums and centers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, [s.l.], v. 92, n. 1, p. 1–16, 2020.

ROJAS, H.; RENTERIA, R.; ACOSTA, E.; AREVALO, H.; PILARES, M. Application of accessibility guidelines in a virtual museum. INTERN. CONF. OF INCLUSIVE TECHNOLOGY AND EDUCATION [CONTIE], 3., 2020, La Paz. Anais… La Paz: IEEE Computer Society Conf. Publishing Services, 2020.

SALVIATI, M. E. Manual do Aplicativo IRaMuTeQ. Planaltina: [s.n.], 2017. Disponível em: <http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati>. Acesso em: 28 jul. 2023.

SARRAF, V. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SCHWEIBENZ, W. The virtual museum: an overview of its origins, concepts, and terminology. The Museum Review, [s.l.], v. 4, n. 1, 2019.

SILVA, M. C. R.; LOPES, J. S. M. Entre a arte de comunicar e ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [s.l.], v. 28, n. 12, p. 1–46, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e12.

SORRELL, M.; NORTON, D.; MCADAMS, J.; WINTERLING, R.; DIPPLE, K. Creating an online scientific art exhibit formatted for people with a visual impairment. Journal of Web Librarianship, [s.l.], v. 11, n. 2, p.105–123, 2017. DOI https://doi.org/10.1080/19322909.2017.1300788.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION [UNESCO]. Museums around the world in the face of Covid-19. Paris: UNESCO, 2020.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM [W3C]. Making the Web Accessible. [s.l.]: W3C, 2024. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/. Acesso em: 17 jun. 2023.

WEISEN, M. Digital access to culture. Journal of Assistive Technologies, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 163–166, 2012. DOI 10.1108/17549451211235028.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Carvalho de Mattos Marinho, L., & Norberto Rocha, J. (2024). Acessibilidade, pessoas com deficiência, museus e exposições on-line: tendências em uma revisão bibliográfica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 29, e51471. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/51471