Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de informação: o caso de uma empresa portuguesa do setor imobiliário

Autores

  • Sérgio Maravilhas UNIFACS

Palavras-chave:

Gestão estratégica da informação, informação interna e externa, information overload, setor imobiliário, sistemas e tecnologias de informação, vantagem competitiva

Resumo

Neste trabalho analisamos uma empresa de mediação imobiliária, procurando situar a sua atividade nas cinco forças competitivas de Porter. Procedemos ao seu enquadramento sintético, histórico e sócio–económico, e à descrição sumária do setor de atividade onde a empresa atua. Descrevemos alguns instrumentos que permitem identificar as necessidades de informação da empresa na atividade desenvolvida, assim como o papel fundamental da informação como fomentadora de vantagens competitivas. Descrevemos a informação como fator de importância estratégica para qualquer organização e como recurso cuja gestão influencia o bom desempenho das organizações. A gestão de informação inserida na estratégia empresarial revela ser um fator chave na obtenção de vantagens competitivas para a organização. Salientamos a importância do envolvimento da gestão ao mais alto nível de forma a possibilitar o efetivo envolvimento de toda a organização. Para desempenhar convenientemente a sua função, o gestor de informação deve ter à sua disposição toda a informação interna relevante, pois só conhecendo de forma aprofundada a organização poderá encontrar as melhores soluções de informação. Para concluir, algumas chamadas de atenção para os elementos a considerar na elaboração da estratégia de informação a implementar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Maravilhas, UNIFACS

Pós-Doutorado em Ciência da Informação (UFBA – ICI, 2015), Pós-Doutorado em Sistemas e Computação (UNIFACS, 2016), ambos com Bolsa PNPD/CAPES, Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UA+UP), com Bolsa da FCT, Mestre em Gestão de Informação (FEUP e Sheffield University), possui Pós-Graduação em TIC (FEUP) e Especialização em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (FEUP e North Carolina State University). Licenciado em Filosofia, Ramo Educacional (FLUP). É Professor e Formador desde 1998, sendo docente desde 2005 na UA (DEGEI), e desde 2010 na ULP e IESFF a nível de Mestrados e MBA. Atualmente leciona na UNIFACS no Mestrado em Administração, Pós-Graduações, Especializações, MBA e Escola de Negócios. Leciona no Ensino Superior Gestão da Inovação, Sistemas de Informação, CRM, Marketing, Metodologias de Pesquisa, Processos Criativos em Inovação, Propriedade Intelectual e Industrial, Vigilância Tecnológica, Gestão de Informação e Comportamento Organizacional. É formador em TIC, Técnicas de Vendas e Negociação e Programação Neuro-Linguística (PNL)

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Maravilhas, S. (2019). Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de informação: o caso de uma empresa portuguesa do setor imobiliário. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(3), 19–34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22628

Edição

Seção

Artigos