Imagens/memórias da Biblioteca Pública de Santa Catarina: uma leitura da memória volátil fixada pela fotografia (1980 - 2011)

Autores

  • Gisela Eggert-Steindel Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Centro de Ciências Humansas e da Educação ((FAED/UDESC).
  • José Augusto da Silva Neto Graduando em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação. Bolsista PROBIC/UDESC a partir de Março de 2012.
  • Ana Caroline Remor Corre Marques Graduanda em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação. Bolsista PROBIC/UDESC no período 2011-2 até fevereiro 2012. A partir de março atuou como voluntária.
  • Ana Clara Wada Mitsuko Wada Graduanda em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação. Bolsista/ I.C. voluntária/UDESC.
  • Luciane Gonçalves Toledo Graduada em Biblioteconomia – Habilitação em Gestão da Informação (UDESC). Graduanda em Jornalismo/UFSC.

Palavras-chave:

1- Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) – Imagens (1980–2011). 2- Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) – Memórias. 3 - Representações Culturais. 4-Ação Cultural. 5 - Formação Continuada.

Resumo

O objeto de investigação foi um conjunto de mais de quatro mil fotografias da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC), produzidas pela instituição ou por instituições parceiras, como a Universidade do Estado de Santa Catarina. Pretendeu-se apreender as representações eivadas ao longo do tempo sobre a biblioteca através da fotografia. Trata-se de um estudo descritivo quanti–qualitativo, que adotou princípios dos estudos culturais e procedimentos a partir do campo da Antropolgia, a fotoetnografia. Esse material visual também dialogou com os dados analisados nos relatórios administrativos compreendidos no período de 1980 a 2011 da biblioteca. O estudo revela intensa ação cultural; descortina uma instituição preocupada com a formação continuada, quer de seus funcionários, quer de interessados da comunidade local; estampa um edifício conhecimento em meio aos estabelecimentos financeiros e comerciais da capital catarinense; aponta uma representação dos fazeres da biblioteca (as práticas bibliotecárias que dão andamento ao cotidiano da biblioteca), revela formas das ações de limpeza e manutenção desse edifício, o mobiliário e os equipamentos estampados pela fotografia mostra as diferentes fases tecnológicas da biblioteca. As imagens estampam enquanto noção de representação uma instituição púbica de leitura que se movimenta em favor do público infantil, um lugar de formação e lazer para o adulto, um espaço sempre disponível à espera de seus consulentes, leitores ou utilizadores e representa uma memória para (RE)CONHECER a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Eggert-Steindel, G., Neto, J. A. da S., Marques, A. C. R. C., Wada, A. C. W. M., & Toledo, L. G. (2013). Imagens/memórias da Biblioteca Pública de Santa Catarina: uma leitura da memória volátil fixada pela fotografia (1980 - 2011). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(4), 127–138. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22888

Edição

Seção

Artigos