Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso.

Autores

  • Eliane R. de Oliveira Lucas
  • Clarice Fortkamp Caldin
  • Patricia V. Pinheiro da Silva

Resumo

Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso Buscou identificar quais as contribuições da aplicação da biblioterapia nas crianças em idade pré-escolar, matriculadas em período integral no Centro de Educação Nossa Senhora da Boa Viagem, e realizar atividades lúdicas que proporcionem às crianças momentos de lazer e diversão, propiciando a catarse, o estímulo à criatividade, a promoção da leitura, e a possibilidade de contato com diferentes tipos de textos, instigando o seu imaginário. Foram realizados treze encontros, com 22 crianças, e desenvolvidas atividades de contação de histórias relacionadas à literatura infantil. Optou-se por uma abordagem qualitativa de um estudo exploratório que assumiu forma de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participativa, relatando-se todas as atividades realizadas e as reações das crianças. Fez-se uma análise dos encontros, identificando-se o alcance dos objetivos e as dificuldades encontradas durante a realização do trabalho. Acredita-se que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, pode ser um profissional atuante na realização de atividades sócio-culturais, contribuindo estreitamente para a formação de indivíduos leitores, capazes de modificar o seu contexto e melhorar sua qualidade de vida.

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Publicado

2008-03-10

Como Citar

Lucas, E. R. de O., Caldin, C. F., & Silva, P. V. P. da. (2008). Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 11(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23770

Edição

Seção

Artigos