Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos

Autores

  • Elisabete Werlang UFSC
  • Ursula Blattmann UFSC

Palavras-chave:

Publicação Científica, Revistas Científicas, Editor Científico, Gestão Editorial, Aporte Institucional

Resumo

Os periódicos científicos no Brasil são editados, em sua maioria, por instituições de ensino superior públicas, com a gestão do fluxo editorial realizada voluntariamente por professores dos programas de Pós-Graduação. Este artigo descreve o aporte institucional financeiro, humano, físico e tecnológico recebido pelos editores, necessários ao atendimento das boas práticas editoriais. É uma pesquisa de natureza aplicada, com fins exploratórios e descritivos, realizada com 95 editores associados à Associação Brasileira de Editores Científicos. Os resultados apresentados apontam as lacunas existentes nos aportes institucionais recebidos, principalmente quanto ao estabelecimento de critérios técnicos para a seleção, permanência e renovação do Editor; à preservação digital; à insuficiência dos recursos financeiros para a auto sustentação dos periódicos e até mesmo em relação à própria formalização dos periódicos junto às instituições editoras. Como conclusões mostramos que parte das necessidades dos editores não são supridas por uma questão de responsabilidade dupla: de um lado os editores que iniciam o trabalho sem uma formação específica para o cargo, o que os deixa vulneráveis às próprias intempéries da função; de outro, as próprias instituições que, por não possuírem um enquadramento específico para a função exercida, sofrem dos mesmos problemas de desconhecimento do aporte institucional necessário à editoria científica.

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Biografia do Autor

Elisabete Werlang, UFSC

Doutora em Ciência da Informação (UFSC). Especialista com MBA em Gestão de Vendas (ESPM/RS). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC/RS). Atuou por 10 anos em agências de propaganda como Diretora de Arte; por 8 anos na área de marketing turístico e por 15 anos na área educacional. Pesquisadora Autonoma da Gestão da Informação, linha de pesquisa Informação, Gestão e Tecnologia, com foco em indicadores de gestão e comunicação científica. Integra a equipe editorial da Ágora - Arquivologia em Debate da UFSC. Membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC Brasil. Sócia fundadora da BW Editora de Arte desde 2020.

Ursula Blattmann, UFSC

Atua desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Realizou a pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (março de 2014 a fevereiro de 2015). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos NUPEAC do Departamento de Ciência da Informação UFSC. A partir de 2011 atua na editoria da revista Ágora (http://agora.emnuvens.com.br/ra/ )

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Werlang, E., & Blattmann, U. (2022). Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/26694

Edição

Seção

Artigos