“LAZER?! PARA MIM?!...”

CONSUMO DE LAZER POR MULHERES DE BAIXA RENDA

  • Georgiana Luna Batinga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pinto PUC Minas

Resumo

A relação entre lazer, cultura e consumo é facilmente perceptível, mais do que isso, é quase improvável dissociá-los. O único problema é que pode ser algo muito interessante apenas para aqueles que conseguem se inserir neste contexto. Por isso, esse estudo relata resultados de uma pesquisa empírica, de cunho exploratório, que teve como objetivo compreender como mulheres de baixa renda, na condição de chefes de família, articulam, negociam e constroem os significados relacionados ao lazer e ao consumo do lazer em seu cotidiano, (de)associando-o de atividades de consumo mediadas pelo mercado. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa de inspiração etnográfica, chegou-se a conclusão de que existe uma dimensão de consumo de lazer representado por atividades mediadas pelo mercado, mas existe também a presença de uma dimensão subjetiva, simbólica e socialmente construída na concepção de lazer definida por estas mulheres.

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Biografia do Autor

Pinto, PUC Minas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 (2019-2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Consumo e Materialismo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP). Também é um dos líderes da área de Marketing do Encontro Nacional da ANGRAD. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Publicado
2020-06-02