“¿Ocio? Para mí ?! ... ”

Consumo de ocio por mujeres de bajos ingresos

Autores/as

  • Georgiana Luna Batinga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pinto PUC Minas

Resumen

La relación entre ocio, cultura y consumo se percibe fácilmente, más que eso, es poco probable que los disocie. El único problema es que puede ser algo muy interesante solo para aquellos que pueden encajar en este contexto. Por esta razón, este estudio informa los resultados de una investigación empírica, de naturaleza exploratoria, cuyo objetivo era comprender cómo las mujeres de bajos ingresos, jefes de familia, articulan, negocian y construyen los significados relacionados con el ocio y el consumo de ocio en su vida cotidiana. (de) asociarlo con actividades de consumo mediadas por el mercado. Utilizando una metodología cualitativa, con inspiración etnográfica, se concluyó que existe una dimensión de consumo de ocio representada por actividades mediadas por el mercado, pero también existe la presencia de una dimensión subjetiva y socialmente construida en el concepto de ocio definido para estas mujeres.

Biografía del autor/a

  • Pinto, PUC Minas

    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 (2019-2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Consumo e Materialismo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP). Também é um dos líderes da área de Marketing do Encontro Nacional da ANGRAD. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

“¿Ocio? Para mí ?! ... ”: Consumo de ocio por mujeres de bajos ingresos. (2020). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 6(3), 78-97. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/19394