PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O LAZER:

UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS BRASILEIRAS LICERE E RBEL

Autores

  • Cláudia Márcia Barbosa UFMG
  • Edson José Carpintero Rezende UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MG
  • Cristiane Miryam Drumond de Brito UFMG

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar as produções científicas sobre a inserção da pessoa com deficiência no campo do lazer, em duas revistas brasileiras que estudam o lazer: LICERE – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer/UFMG e RBEL - Revista Brasileira de Estudos do Lazer, desde a primeira edição de cada revista até dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as palavras-chave: “pessoa com deficiência” e “lazer”. Os critérios de exclusão adotados foram: publicações em forma de resumo de dissertações ou teses, editorial, bem como os artigos que não se encontravam disponíveis na versão online da plataforma. Na busca foram encontrados nove artigos e oito artigos seguiram para análise, pois um dos artigos não estava disponível na plataforma. A partir da leitura de todos os artigos disponíveis, a inserção social e a acessibilidades do lazer para pessoas com deficiência foram as temáticas tratadas na maioria deles. Apesar de ser um tema de relevância, estudos que objetivaram investigar o lazer e pessoas com deficiência ainda são escassos, visto que em 21 anos de publicações, nas duas revistas brasileiras foram encontradas apenas nove produções com a temática proposta.

Palavras- chaves: Lazer. Pessoa com Deficiência. Acessibilidade. Inserção Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Márcia Barbosa, UFMG

Mestre em Estudos Interdisciplinares do Lazer. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Membro do grupo de pesquisa Conhecer e Superar/UFMG.

Edson José Carpintero Rezende, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MG

Pós doutorado em Estudos Interdisciplinares do Lazer. Universidade do Estado de Minas Gerais. Design em interface com a saúde / Design social.

Cristiane Miryam Drumond de Brito, UFMG

Doutora em comunicação e Semiótica- PUC/SP. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Membro do grupo de pesquisa Conhecer e Superar/UFMG.

Downloads

Publicado

2021-02-16