TRABALHO EM REDE E INTERSETORIALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER E ESPORTE DE OURO PRETO / MG

Autores

  • Bruno Ocelli Ungheri Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) http://orcid.org/0000-0003-4827-5874
  • Ana Elenara da Silva Pintos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • André Henrique Chabaribery Capi Universidade Paulista
  • Glauber Starling de Alencar Universidade Federal de Ouro Preto
  • Pedro Claver Barcelos de Miranda Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A promoção dos direitos sociais é cada vez mais direcionada às administrações municipais e, à vista disso, o presente estudo buscou analisar as políticas públicas de lazer e esporte desenvolvidas em Ouro Preto (MG), na intenção de identificar relações pautadas pela intersetorialidade e pelo trabalho em rede entre diferentes órgãos da administração pública do município. Para isso, utilizou-se a entrevista semiestruturada, tendo como interlocutores gestores das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Educação, Cultura e Patrimônio, Turismo, Desenvolvimento Social, Saúde, Meio Ambiente e Obras. Delinearam-se três categorias de análise, sendo a primeira dedicada aos indícios do trabalho em rede ou intersetorial em desenvolvimento no município, sublinhando-se os projetos que apresentam tal perspectiva, mesmo que timidamente. A segunda categoria apresenta os desafios para implementação do trabalho intersetorial ou em rede. O terceiro eixo compartilha oportunidades de trabalho em rede que podem ser alvo de esforços institucionais futuros. Conclui-se que as políticas públicas de lazer e esporte em Ouro Preto ocorrem de forma pontual e desarticulada de uma política municipal sistematizada, com dificuldades de interlocução entre os setores da administração pública. Foram encontradas possibilidades de trabalho intersetorial em ações já existentes, cabendo ao poder executivo capitanear e organizar o trabalho institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elenara da Silva Pintos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG (2018), Mestre em Educação Física pela UNB (2017), especialista Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP (2015), Graduada em Educação Física Plena pela URCAMP (2003). Coordenou um dos dez PELCs Piloto do Ministério do Esporte em Bagé/RS, município em que atuou como Secretária Municipal de Esporte e Lazer. Membro do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Atuou frente a Coordenação Geral de Esporte e Lazer - SNELIS - Ministério do Esporte - 2010 a 2016, responsável mais especificamente pelos Programas PELC, Vida Saudável e Rede CEDES. Em Licença Interesse/SE - RS, foi Consultora Geral de Políticas Públicas do Ministério do Esporte via UFMG, no Projeto de Formação e Acompanhamento de Programas no âmbito do Esporte, do Lazer e fomento a Pesquisa da SNELIS - 2016 a 2019. Dirigiu o Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte, vinculado a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF - 2020 e atualmente é Chefe da Assessoria de Gestão Estratégicas e de Projetos da Secretaria de Estado de Educação - DF.

André Henrique Chabaribery Capi, Universidade Paulista

Graduação em Educação Física - Fundação Educacional São Carlos (1996). Mestrado em Educação Física - Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Doutorado em Estudos do Lazer - Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Professor Educação Física - Prefeitura Municipal de Araraquara. Professor Universitário (Universidade de Araraquara e Universidade Paulista). Membro ORICOLÉ/UFMG (Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer). Experiência na área de Educação Física com ênfase em Estudos do Lazer e Esporte (Implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, formação e atuação profissional). Elaboração e captação de recursos para programa e projetos esportivos via Lei de Incentivo.

Glauber Starling de Alencar, Universidade Federal de Ouro Preto

Discente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto e membro do Laboratório Lazer, Gestão e Política (LAGEP).

Pedro Claver Barcelos de Miranda, Universidade Federal de Ouro Preto

Discente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto e membro do Laboratório Lazer, Gestão e Política (LAGEP).

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Ungheri, B. O. ., da Silva Pintos, A. E., Chabaribery Capi, A. H., Starling de Alencar, G., & Claver Barcelos de Miranda, P. (2021). TRABALHO EM REDE E INTERSETORIALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER E ESPORTE DE OURO PRETO / MG. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 8(1), 18–37. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/26230