IDENTIFICAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL NO PELC-BAHIA

UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Mediação cultural, PELC, Políticas Públicas, Ações intersetoriais. Esportes. Lazer.

Resumo

O presente texto traz uma discussão sobre a possibilidade de identificação e de mediação cultural a partir da análise da participação e do envolvimento dos indivíduos nas atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (festas e comemorações) ofertadas no âmbito do Programa de Esporte e Lazer da Cidade desenvolvido no Estado da Bahia (PELC-Bahia), entre os anos de 2017 e 2019. Para tal, utilizou-se um questionário eletrônico, no modelo Survey, aplicado aos coordenadores de núcleo e aos agentes sociais que atuaram nos 100 núcleos do programa durante seu desenvolvimento. A partir do relato dos indivíduos envolvidos na pesquisa, foi possível verificar que tanto as atividades sistemáticas quanto as assistemáticas desenvolvidas no âmbito do programa podem ser entendidas como possibilidades de mediação cultural e, também, podem influenciar o processo de identificação cultural dos indivíduos que estiveram envolvidos no PELC-Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenifer Lourenço Borges Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos do Lazer pela UFMG (2018/2022) e Mestre pelo mesmo programa (2011/2013) na área de concentração Lazer, Cultura e Educação. Possui especialização em Esporte e atividades físicas para pessoa com deficiência pela UFJF (2014/2016) e graduação em Educação Física (licenciatura) também pela UFMG (2004/2008). Foi pesquisadora do Ministério do Esporte, atuando nos cursos EaD do Programa Esporte e Lazer da Cidade (2014/2019) como tutora. Atualmente é professora de educação física efetiva, atuando na Vice-direção do Colégio Tiradentes da PMMG - Unidade Gameleira/MG. Elaboradora de questões para concurso público da empresa Questão - A Solução em Provas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Dança escolar e Treinamento Físico.

Elisângela Chaves, universidade federal de minas gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer/EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Edudança. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, dança e educação, dança e lazer, dança na educação física.

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física EEFFTO/UFMG; Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer EEFFTO/UFMG; e Professor do Mestrado Profissional Educação e Docencia FaE/UFMG. Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cursou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Cultura, Saberes Tradicionais e Educação.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Vieira, J. L. B., Chaves, E., & Debortoli, J. A. O. (2023). IDENTIFICAÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL NO PELC-BAHIA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(3), 76–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/40582