COSTA DA LAGOA: REFLEXÕES SOBRE AS CRIANÇAS, AS BRINCADEIRAS E A NATUREZA

Autores

  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Costa da Lagoa, Crianças, Brincadeiras, Natureza.

Resumo

O artigo apresenta a proposta da pesquisa, desenvolvida em 2014, com as crianças da Costa da Lagoa, comunidade açoriana, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). A definição da Costa partiu da concepção de que há comunidades que mantêm princípios de liberdade com as crianças que, de certa maneira, possuem os tempos e os espaços, no ambiente natural e cultural, para se desafiarem e crescerem. Neste percurso, a pesquisa traz como objetivo a proposta de desvendar os sentidos e significados encontrados nas relações estabelecidas pelas crianças, moradoras da Costa da Lagoa, entre o ser, o brincar e a natureza. A definição metodológica partiu da etnografia, com seu “olhar de perto e de longe” e seu “olhar de dentro e de fora” e se configurou como caminho a ser seguido, com predominância qualitativa e caráter descritivo. O foco foram as crianças que, de maneira geral, estão habilitadas a participar do contexto social, segundo as suas vontades e as suas habilidades, pois pertencer e fazer parte é um direito que se conquista ao nascer. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos complementares entre si: observações participantes; caderno de apontamentos; conversas informais; fotografias; filmagens; desenhos das crianças; participação em eventos da comunidade. Ao concluir a pesquisa, mas longe de saciar as inquietações como pesquisadoras, avaliamos que a etnografia oportunizou uma caminhada significativa pelas trilhas e travessias da Costa. As crianças que aí vivem têm a oportunidade de realizar atividades no ambiente natural, entre árvores, águas, terras e bichos. São crianças desafiadas a superar medos, a ampliar movimentos corporais, a desenvolver o autoconhecimento e a expandir a capacidade de sensibilização.

Biografia do Autor

  • Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte da UFSC (LAPE) e do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq).
  • Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

COSTA DA LAGOA: REFLEXÕES SOBRE AS CRIANÇAS, AS BRINCADEIRAS E A NATUREZA. (2015). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 1(3), p.3-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/458