OS SIGNIFICADOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA JOVENS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE CAMPINAS – SP

Autores

  • Carlos Avelar Martins de Souza Vínculo com o Colégio Técnico de Campinas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Júlia Martins e Melo Vínculo com o Colégio Técnico de Campinas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Wesley Marques da Silva UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP
  • Cinthia Lopes da Silva Vínculo com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos de Vídeo, Cultura

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os significados dos jogos eletrônicos para jovens de uma escola técnica de Campinas-SP. Os jogos eletrônicos fazem parte das atividades de lazer de muitos jovens na sociedade atual, mas muitas vezes os profissionais que atuam nas áreas tecnológicas, produzindo tais jogos, desconhecem os elementos culturais que mobilizam o interesse da população jovem nesses produtos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. A técnica utilizada na pesquisa de campo foi a entrevista semiestruturada. Os jogos eletrônicos são uma forma de compensação das atividades de obrigação, além de possibilitarem experiências diversas e impossíveis ao real aos jovens, houve também a relação entre os jogos eletrônicos e a vida. Este trabalho contribui com o campo do lazer, no sentido dos profissionais do lazer e dos que trabalham com a construção de jogos eletrônicos terem acesso aos interesses e significados que os jovens atribuem aos games.

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Biografia do Autor

Wesley Marques da Silva, UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI -2006), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - 2009) mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP -2013), na linha de pesquisa - Movimento Humano, Lazer e Educação Física, atualmente é doutorando pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em Ciências do Movimento Humano, na linha de pesquisa - Pedagogia do Movimento e Lazer. Atuante como docente na rede municipal e estadual na cidade de Frutal MG, além de experiência no ensino superior nas instituições UNIFEB - Barretos, no curso de Educação Física, e na Faculdade Frutal -FAF, no curso de Pedagogia. Possui experiência na área de Educação Física e Pedagogia, com ênfase nos seguintes temas: Educação Física. Ambiente Virtual e Violência, Aluno, Escola, Políticas Públicas em Educação Física, Educação Física e Meio Ambiente, Esportes Coletivos, Esportes de Aventura, Jogos e Brincadeiras. Membro do grupo de estudos e pesquisa em lazer, práticas corporais e cultura - GELC.

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Publicado

2016-02-15

Como Citar

Souza, C. A. M. de, Melo, J. M. e, Silva, W. M. da, & Silva, C. L. da. (2016). OS SIGNIFICADOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS PARA JOVENS DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE CAMPINAS – SP. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(1), p.44–63. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/469