“POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS

Autores

  • Fernando Richardi da Fonseca UFPR
  • Simone Rechia UFPR
  • Luize Moro UFPR

Palavras-chave:

Lazer, escola, espaço

Resumo

Este trabalho partiu da problemática em torno dos discursos, planejamento e formas de utilização, mais especificamente, aquelas situadas no âmbito do tempo/espaço do lazer nos diversos espaços de um colégio público. Para esta pesquisa foram adotadas quatro etapas: Mapeamento dos espaços ao ar livre do colégio; Pesquisa em documentos atuais, visando a identificação do planejamento e da organização dos espaços; Observação visual e descrição dos espaços e das formas de uso e apropriação pelos membros da comunidade escolar, localizando possibilidades e  experiências no âmbito do lazer e; Entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, visando identificar as formas de compreensão dos espaços e da relação entre o fenômeno do lazer e a escola. Por meio de uma triangulação entre as informações obtidas foram identificadas e analisadas convergências e divergências. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, no colégio pesquisado, os espaços ao ar livre não tinham o mesmo cuidado, nem eram considerados potencialmente educativos como os demais espaços localizados internamente. A concepção de que a escola é um local destinado apenas ou prioritariamente ao trabalho, relegando muitas das vezes o lazer a segundo plano ou às experiências vividas fora dos tempos/espaços escolares se faz presente com força no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Richardi da Fonseca, UFPR

Departamento de Educação Física da UFPR

Simone Rechia, UFPR

Pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Curitiba, Paraná, Brasil.

Luize Moro, UFPR

Doutoranda em Educação Física pela UFPR. Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-23

Como Citar

Fonseca, F. R. da, Rechia, S., & Moro, L. (2016). “POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.78–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/473