“POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS
Palavras-chave:
Lazer, escola, espaçoResumo
Este trabalho partiu da problemática em torno dos discursos, planejamento e formas de utilização, mais especificamente, aquelas situadas no âmbito do tempo/espaço do lazer nos diversos espaços de um colégio público. Para esta pesquisa foram adotadas quatro etapas: Mapeamento dos espaços ao ar livre do colégio; Pesquisa em documentos atuais, visando a identificação do planejamento e da organização dos espaços; Observação visual e descrição dos espaços e das formas de uso e apropriação pelos membros da comunidade escolar, localizando possibilidades e experiências no âmbito do lazer e; Entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, visando identificar as formas de compreensão dos espaços e da relação entre o fenômeno do lazer e a escola. Por meio de uma triangulação entre as informações obtidas foram identificadas e analisadas convergências e divergências. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, no colégio pesquisado, os espaços ao ar livre não tinham o mesmo cuidado, nem eram considerados potencialmente educativos como os demais espaços localizados internamente. A concepção de que a escola é um local destinado apenas ou prioritariamente ao trabalho, relegando muitas das vezes o lazer a segundo plano ou às experiências vividas fora dos tempos/espaços escolares se faz presente com força no ambiente escolar.Downloads
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Publicado
2016-04-23
Como Citar
Fonseca, F. R. da, Rechia, S., & Moro, L. (2016). “POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.78–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/473
Edição
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Artigos Originais
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