“POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS
Palavras-chave:
Lazer, escola, espaçoResumo
Este trabalho partiu da problemática em torno dos discursos, planejamento e formas de utilização, mais especificamente, aquelas situadas no âmbito do tempo/espaço do lazer nos diversos espaços de um colégio público. Para esta pesquisa foram adotadas quatro etapas: Mapeamento dos espaços ao ar livre do colégio; Pesquisa em documentos atuais, visando a identificação do planejamento e da organização dos espaços; Observação visual e descrição dos espaços e das formas de uso e apropriação pelos membros da comunidade escolar, localizando possibilidades e experiências no âmbito do lazer e; Entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, visando identificar as formas de compreensão dos espaços e da relação entre o fenômeno do lazer e a escola. Por meio de uma triangulação entre as informações obtidas foram identificadas e analisadas convergências e divergências. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, no colégio pesquisado, os espaços ao ar livre não tinham o mesmo cuidado, nem eram considerados potencialmente educativos como os demais espaços localizados internamente. A concepção de que a escola é um local destinado apenas ou prioritariamente ao trabalho, relegando muitas das vezes o lazer a segundo plano ou às experiências vividas fora dos tempos/espaços escolares se faz presente com força no ambiente escolar.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-04-23
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyrights for articles published in this journal belong to the author, and the journal has first publication rights. Since they appear in this public access journal, they are free articles with their own attributions in educational and non-commercial applications.
Como Citar
“POSSÍVEIS” ESPAÇOS DE LAZER DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ: OS HIATOS ENTRE DISCURSOS, PLANEJAMENTO E USOS. (2016). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2(2), p.78-98. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/473