ELITIZAÇÃO DO MINEIRÃO? ANÁLISE A PARTIR DA ORIGEM SOCIAL DOS TORCEDORES

Autores

  • Priscila Augusta Ferreira Campos
  • Rúbio Sabino Bruzzi
  • Silvio Ricardo da Silva

Palavras-chave:

Futebol, Estádio, Lazer.

Resumo

Esse estudo objetiva identificar a origem social dos torcedores de futebol residentes em Belo Horizonte e que frequentaram o Estádio Mineirão durante o Campeonato Mineiro do ano de 2013. Refletir sobre as mudanças às quais os torcedores vêm sendo submetidos em seu momento de lazer é premente para a constituição de uma posição crítica frente aos recentes acontecimentos de comoditização do futebol brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva. A pesquisa de campo ocorreu no Estádio Mineirão durante os jogos do Campeonato Mineiro de 2013. Verificou-se que o estádio Mineirão, após a reforma, continua sendo um espaço de diversidade, apesar dos seus gestores, priorizarem como nicho de mercado as pessoas com poder de consumo, acarretando, sim, na exclusão daqueles que não atendem a essa exigência e nem possuem os comportamentos adequados àquilo que o processo de mudança traz. Os dados também ajudam a questionar o uso do termo elitização, entendendo-o mais como um marcador da percepção criada pela retirada/diminuição de um determinado público do estádio do que propriamente dito pela presença daquilo que é considerado o “mais distinto em um grupo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Augusta Ferreira Campos

Doutora em Educação Física/UNICAMP; Mestre em Lazer/UFMG; Graduada em Educação Física/UFMG. Bolsista CAPES - 01P02195/2012, PDSE 9657/2014-02. Integrante do Grupo de Futebol e Torcidas - GEFuT/UFMG.

Rúbio Sabino Bruzzi

Graduado em Educação Física (Licenciatura) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e graduando em Educação Física (bacharelado) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Silvio Ricardo da Silva

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG; Bolsista Estágio Sênior da CAPES - Universidade de Valência - 6530/2014-01; Coordenador do Grupo de Estudo sobre Futebol e Torcidas - GEFuT/UFMG.

 

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Campos, P. A. F., Bruzzi, R. S., & Silva, S. R. da. (2017). ELITIZAÇÃO DO MINEIRÃO? ANÁLISE A PARTIR DA ORIGEM SOCIAL DOS TORCEDORES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(1), p.126–141. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/502