LÚDICO E JOGOS DIGITAIS: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Edmur Antonio Stoppa Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-7131-6454
  • Juliana Nobre de Paula Universidade de São Paulo
  • Íbis Ariana Peña de Moraes Universidade de São Paulo
  • Daniel Cardoso Bonifácio Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos Digitais, Formação Profissional, Prática Profissional.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar as relações entre a formação e atuação profissional em lazer correlacionado aos jogos digitais. Enquanto metodologia, o trabalho foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica, após levantamento do material e análise textual, temática, interpretativa e problematização. As discussões a respeito dos jogos digitais enquanto atividades de lazer são consideradas como um campo de discordância, interferindo de modo significativo na consolidação de novos espaços. Os jogos digitais são práticas de entretenimento, alcançando grande popularidade como fonte recreativa mundial. Se os jogos eram produtos direcionados somente a crianças e adolescentes, atualmente atingem um público de diversas idades e ambos os sexos, exigindo diferentes competências culturais dos indivíduos, tais como conectividade, a habilidade de buscar, sintetizar e disseminar informações. Os jogadores são livres para perceber e criar os arranjos de ensino e aprendizagem que funcionam melhor para cada um. Assim, há um novo processo histórico num ambiente diferente, caracterizado por um espaço não físico ou um não lugar, o virtual. Neste sentido, podemos afirmar que a formação profissional em lazer precisa extrapolar os horizontes de investigação, repensar o currículo para atuação dos profissionais com novas concepções do sujeito, de forma a considerar as transformações sociais e tecnológicas, de maneira democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmur Antonio Stoppa, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação Física. Docente do Programa de Pós-Graduação em Atividade Física e do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer (GIEL/USP/CNPq).

Juliana Nobre de Paula, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Atividade Física, do Programa de Pós-Graduação em Atividade Física da EACH/USP

Íbis Ariana Peña de Moraes, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Atividade Física, do Programa de Pós-Graduação em Atividade Física da EACH/USP

Daniel Cardoso Bonifácio, Universidade de São Paulo

Mestrando em Ciências da Atividade Física, do Programa de Pós-Graduação em Atividade Física da EACH/USP.

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Stoppa, E. A., Paula, J. N. de, Moraes, Íbis A. P. de, & Bonifácio, D. C. (2017). LÚDICO E JOGOS DIGITAIS: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(2), p.113–128. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/512

Seção

Artigos Originais