INCORPORANDO VALORES: O ÓCIO PARA ALÉM DO SENSO COMUM

Autores

  • Kleber José dos Santos
  • José Clerton de Oliveira Martins

Palavras-chave:

Ócio, Tempo livre, Bem-estar.

Resumo

O ensaio, ora proposto, de abordagem teórico-reflexiva, visa possibilitar um olhar mais ampliado sobre o conceito de ócio. Historicamente foram talhadas concepções diversas acerca do seu entendimento, gerando inúmeras contradições no que diz respeito ao seu sentido e valor. Na atualidade, embora ressurja como uma questão de limitada compreensão, o ócio tem representado um tema de extrema importância e vitalidade. A proposta de revalorização do ócio e a construção de um referencial teórico sobre o seu real significado vêm proporcionando a aquisição de um vasto conhecimento acerca da pessoa humana e esclarecendo inúmeras vivências e posicionamentos enquanto defesa da mesma.  Partindo do pressuposto de que não há consensos generalizados acerca do conceito de ócio, por se tratar de um tema complexo, abrangente e que nos remete a muitas possibilidades, buscaremos delimitar o seu significado a partir da perspectiva de ócio humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber José dos Santos

Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (UA), mestre em Artes Performativas/Teatro do Movimento pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

José Clerton de Oliveira Martins

Doutor em Psicologia. Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

Santos, K. J. dos, & Martins, J. C. de O. (2018). INCORPORANDO VALORES: O ÓCIO PARA ALÉM DO SENSO COMUM. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(2), p.136–151. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/537