INCORPORANDO VALORES: O ÓCIO PARA ALÉM DO SENSO COMUM

Autores

  • Kleber José dos Santos
  • José Clerton de Oliveira Martins

Palavras-chave:

Ócio, Tempo livre, Bem-estar.

Resumo

O ensaio, ora proposto, de abordagem teórico-reflexiva, visa possibilitar um olhar mais ampliado sobre o conceito de ócio. Historicamente foram talhadas concepções diversas acerca do seu entendimento, gerando inúmeras contradições no que diz respeito ao seu sentido e valor. Na atualidade, embora ressurja como uma questão de limitada compreensão, o ócio tem representado um tema de extrema importância e vitalidade. A proposta de revalorização do ócio e a construção de um referencial teórico sobre o seu real significado vêm proporcionando a aquisição de um vasto conhecimento acerca da pessoa humana e esclarecendo inúmeras vivências e posicionamentos enquanto defesa da mesma.  Partindo do pressuposto de que não há consensos generalizados acerca do conceito de ócio, por se tratar de um tema complexo, abrangente e que nos remete a muitas possibilidades, buscaremos delimitar o seu significado a partir da perspectiva de ócio humanista.

Biografia do Autor

  • Kleber José dos Santos
    Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (UA), mestre em Artes Performativas/Teatro do Movimento pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
  • José Clerton de Oliveira Martins
    Doutor em Psicologia. Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

INCORPORANDO VALORES: O ÓCIO PARA ALÉM DO SENSO COMUM. (2018). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(2), p.136-151. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/537