ALGUNS DIVERTIMENTOS DO SUL DE MINAS GERAIS (1891-1930)

Autores

Palavras-chave:

Divertimentos, Imprensa, Progresso.

Resumo

O presente artigo apresenta alguns divertimentos vivenciados pela população de algumas cidades do sul de Minas Gerais entre as décadas finais do século XIX e iniciais do século XX através da representação dos mesmos pela imprensa da época. Nesse período a conjuntura de algumas cidades também foram fortemente influenciadas pelos ideais de progresso, onde os divertimentos se constituíam parte do desejo das cidades em atingir tal objetivo. O surgimento do futebol, a existência de clubes com eventos voltados para a diversão de alguns habitantes e outros elementos constitutivos da vida divertida daquela gente, apareciam nas páginas dos periódicos impregnados com sentidos e significados daqueles que escreviam em suas páginas. A citação dos divertimentos vivenciados pelos habitantes da região constituíam-se também enquanto elemento de sua cultura, com contradições, antagonismos e singularidades próprias de quem incentivava e vivenciavam os divertimentos naquele tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Martins Nogueira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Pós-graduação em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Mestre em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Membro do Grupo de Estudos Educação Física, Gênero e Diversidade Sexual da EEFFTO da UFMG.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Nogueira Junior, J. M. (2017). ALGUNS DIVERTIMENTOS DO SUL DE MINAS GERAIS (1891-1930). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(1), p.88–103. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/545