TENDÊNCIAS NA PESQUISA SOBRE O LAZER:

UMA ANÁLISE DOS FOCOS DOS ARTIGOS DO CAMPO

Autores

Palavras-chave:

Lazer, Produção científica e tecnológica nacional, Educação Física, Pierre Bourdieu

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os focos dos artigos sobre o lazer publicados entre 2000 e 2022. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo para identificar os focos dos artigos e o conceito de campo científico de Pierre Bourdieu foi adotado como lente teórica para análise dos dados. Os resultados revelam um crescimento no número de artigos dedicados ao lazer, com 29,87% deles focados em grupos e suas práticas de lazer, 19,58% em investigações teórico-conceituais, 14,78% em estudos sobre espaços/equipamentos de lazer, 7,14% em revisões de literatura e 6,07% em programas de lazer. Observou-se também que a principal temática investigada é a das políticas públicas e que os pesquisadores tendem a realizar estudos acessíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Resende Cavalcante, Universidade de Brasília

    Graduado em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (2014-2017), onde trabalhou como monitor efetivo das disciplinas de Teorias do Esporte (2015) e Fundamentos Socioculturais das Lutas na Educação Física (2017). Participou de iniciação científica na mesma universidade (2015-2017) e pesquisou a respeito da formação profissional em Educação Física no ensino superior na América Latina. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (2018-2021), onde pesquisou sobre o lazer nos currículos dos cursos de Educação Física e atuou como bolsista CAPES. Foi professor substituto da Universidade Federal de Jataí em 2021. Atualmente é estudante de doutorado junto à Universidade de Brasília (UnB), pesquisador na North Carolina State University, Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC) internamente à Universidade Federal de Goiás.

  • Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás e Universidade de Brasília

    Possui graduação em em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás e professor colaborador da Universidade de Brasília. É Editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFG. Tem experiência na área de Educação Física, com no ensino, pesquisa e extensão atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação de professores, lazer, esporte e mídias.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

TENDÊNCIAS NA PESQUISA SOBRE O LAZER:: UMA ANÁLISE DOS FOCOS DOS ARTIGOS DO CAMPO. (2025). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 11(02), 48-70. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/54584