BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE LAZER: O CASO DO IFSP-PEP
Palavras-chave:
Bibliotecas, Atividades de Lazer, Centros de Convivência, Lazer.Resumo
Tradicionalmente, as bibliotecas são consideradas um espaço para estudo, pesquisa e leitura. Entretanto, ela ocupa um papel fundamental para construção de um espaço físico de lazer, integração, aprendizagem, leitura, motivação e cooperação. É um importante recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o trabalho docente e também atendendo as demandas institucionais, espaço para produção do conhecimento e permanência dos usuários. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em discutir e apresentar o papel da biblioteca como espaço que vai além de pesquisa, leitura e estudo, um espaço de lazer e socialização entre a comunidade que ela atende. Entre os objetivos específicos estão a apresentação das ações realizadas pela biblioteca do IFSP-PEP no ano de 2017 e a discussão do espaço da biblioteca como ambiente de lazer e socialização entre os indivíduos que frequentaram a biblioteca no mesmo período. Como metodologia de trabalho, foram desenvolvidas atividades diversificadas envolvendo lazer, cultura, leitura, pesquisa, infotecnologia e socialização, proporcionando aos envolvidos vivências e experiências de acesso ao conhecimento de forma lúdica e prazerosa. O trabalho buscou discutir e apresentar o papel da biblioteca como um espaço de integração e lazer. A socialização foi a área de interesse mais marcada nos resultados, onde os jogos de tabuleiro ocuparam um lugar de destaque, atuando como um atrativo para permanência no espaço da biblioteca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-28
Como Citar
Nogueira-Dalarmi, J. de S., & Arakaki, F. A. (2018). BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE LAZER: O CASO DO IFSP-PEP. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 5(1), p.25–41. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/594
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyrights for articles published in this journal belong to the author, and the journal has first publication rights. Since they appear in this public access journal, they are free articles with their own attributions in educational and non-commercial applications.