BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE LAZER: O CASO DO IFSP-PEP

Autores

  • Joelma de Souza Nogueira-Dalarmi Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Presidente Epitácio
  • Felipe Augusto Arakaki Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Presidente Epitácio/ Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília

Palavras-chave:

Bibliotecas, Atividades de Lazer, Centros de Convivência, Lazer.

Resumo

Tradicionalmente, as bibliotecas são consideradas um espaço para estudo, pesquisa e leitura. Entretanto, ela ocupa um papel fundamental para construção de um espaço físico de lazer, integração, aprendizagem, leitura, motivação e cooperação. É um importante recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o trabalho docente e também atendendo as demandas institucionais, espaço para produção do conhecimento e permanência dos usuários. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em discutir e apresentar o papel da biblioteca como espaço que vai além de pesquisa, leitura e estudo, um espaço de lazer e socialização entre a comunidade que ela atende. Entre os objetivos específicos estão a apresentação das ações realizadas pela biblioteca do IFSP-PEP no ano de 2017 e a discussão do espaço da biblioteca como ambiente de lazer e socialização entre os indivíduos que frequentaram a biblioteca no mesmo período. Como metodologia de trabalho, foram desenvolvidas atividades diversificadas envolvendo lazer, cultura, leitura, pesquisa, infotecnologia e socialização, proporcionando aos envolvidos vivências e experiências de acesso ao conhecimento de forma lúdica e prazerosa. O trabalho buscou discutir e apresentar o papel da biblioteca como um espaço de integração e lazer. A socialização foi a área de interesse mais marcada nos resultados, onde os jogos de tabuleiro ocuparam um lugar de destaque, atuando como um atrativo para permanência no espaço da biblioteca.

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

BIBLIOTECA COMO AMBIENTE DE LAZER: O CASO DO IFSP-PEP. (2018). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 5(1), p.25-41. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/594