“JOGO BOLA, ANDO DE BICICLETA E BRINCO COM MEUS AMIGOS”

O LAZER DAS CRIANÇAS DA PRACINHA DE JARDIM ALEGRE

Autores

  • Paula Marçal Natali UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Rayana Pereira de Camargo Licenciada em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá Campus Regional do Vale do Ivaí.

Resumo

O lazer é uma dimensão da vida humana e uma das formas que este pode manifestar-se é através da brincadeira e do jogo, linguagem muito presente na infância. O objetivo desta pesquisa é discutir as características do lazer e da garantia deste, como direito infanto-juvenil das crianças moradoras de Jardim Alegre-PR. O estudo qualitativo foi realizado por meio de entrevistas com crianças a respeito do lazer que vivenciam, sobre jogos e brincadeiras e sobre suas expectativas em relação ao lazer. Concluiu-se que as crianças entrevistadas possuem inúmeras expectativas referentes ao lazer, apreciam o local público que brincam, mas anseiam por espaços públicos de qualidade, que correspondam às suas necessidades e que ofereçam equipamentos de lazer, reverberando em uma urgente demanda por participação social infantil nas reflexões e decisões sobre o lazer no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Marçal Natali, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROFESSORA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/CRV. DOUTORA EM EDUCAÇÃO.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Natali, P. M., & Camargo, R. P. de. (2019). “JOGO BOLA, ANDO DE BICICLETA E BRINCO COM MEUS AMIGOS”: O LAZER DAS CRIANÇAS DA PRACINHA DE JARDIM ALEGRE. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 5(3), p. 49–66. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/598