O LAZER NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLINHAS DE FUTEBOL NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

  • Mauro Lúcio Maciel Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo foi entender se os profissionais que atuam em escolas de esporte acreditam que trabalham com o lazer, como relatam que esse trabalho acontece, quais conhecimentos sobre o lazer utilizam e como enxergam a importância do lazer em sua prática profissional. Para isso, desenvolvemos um trabalho de natureza qualitativa, cuja realização se deu através de uma combinação entre pesquisas bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais que atuam em três diferentes escolinhas de futebol. Como resultados, destacamos que todos os profissionais relataram ter o lazer presente em seu trabalho e que a importância que eles dão ao lazer, parece ser influenciada pela natureza do ambiente no qual trabalham.

Biografia do Autor

Mauro Lúcio Maciel Junior, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Educação Física pela UFMG e Mestrando em Estudos do Lazer pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional no Lazer da UFMG.
Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais
Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e do Departamento de Educação Física da UFMG. Lider do Grupo de Pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional no Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.
Publicado
2019-10-02