UMA “ASSOMBROSA” DIVERSÃO:

ESPETÁCULOS DE MÁGICA EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX

Autores

Palavras-chave:

História do Lazer, Mágica, Entretenimento, Jornais

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar, a partir de fontes históricas, as apresentações de mágica realizadas em Minas Gerais durante o século XIX. Com a finalidade de ampliar o conhecimento existente sobre o tema, foram analisadas as turnês realizadas por mágicos no estado, buscando identificar os artistas envolvidos, os repertórios apresentados e a repercussão desses espetáculos na imprensa da época. A principal base documental utilizada na investigação consiste em periódicos, com destaque para notícias e anúncios publicitários. De modo geral, constata se que as apresentações de mágica integravam uma dimensão relevante da oferta
comercial de entretenimento em Minas Gerais, alcançando significativa popularidade. Os repertórios desses artistas, com diferentes especializações no campo da mágica, constituíam-se de uma variedade de atrações, frequentemente incorporando, de forma intercambiável, elementos característicos das artes cênicas e da música.

Biografia do Autor

  • Neviton Carlos de Jesus Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária

    Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária. 

  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral, Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária

    Doutor em Estudos do Lazer pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (2016-2020). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei (2014-2016). Graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Divinópolis (2010-2012) e em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2019-2021). Atua como professor efetivo de História na rede estadual de ensino de Minas Gerais e como professor contratado do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária. É revisor de periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, além de organizador de dossiês temáticos em diferentes revistas científicas. Integra o Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HISLA) da Universidade Federal de Minas Gerais, e é membro fundador do Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HILAJA) da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária. Possui experiência nas áreas de História, Cultura e Lazer, com ênfase nos seguintes temas: História dos Esportes, História do Lazer e História do Comércio Cultural. 

  • Rosana Daniele Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Estudos do Lazer pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (2020-2024). Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Divinópolis. É integrante do Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HISLA) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2026-01-30

Como Citar

UMA “ASSOMBROSA” DIVERSÃO:: ESPETÁCULOS DE MÁGICA EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX. (2026). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 13, 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/63823