DIAGNÓSTICO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO CONTEXTO BRASILEIRO:

UMA ANÁLISE DE CURSOS TÉCNICOS, TECNOLÓGICOS E DE BACHARELADOS

Autores

  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4442-5356
  • Adriano Gonçalves da Silva
  • Cathia Alves
  • Carla Augusta Nogueira Lima e Santos
  • Luana Moreno da Silva
  • Maria Carolina Murta Meireles e Sousa
  • Mauro Lúcio Maciel Júnior

Palavras-chave:

Lazer, Formação Profissional, Educação

Resumo

O crescimento do lazer e sua abordagem como um campo científico de estudo e de intervenção tem avançado, produzindo novos modos de formação e atuação nesse campo. Tendo isso em vista, a presente investigação tem como objetivo diagnosticar possibilidades de formação profissional em lazer oferecidas no contexto brasileiro, analisando o perfil profissional almejado em propostas de educação formal, sejam elas cursos técnicos, de graduação tecnológica ou de bacharelado, e ainda identificar os conteúdos abordados, ações e práticas que orientam o currículo dessas três modalidades de curso que envolvam a formação profissional em lazer. Foi possível perceber que existe uma dissonância entre a base de dados do governo, o catálogo nacional e os cursos em atividade, pois muitos cursos listados estão extintos segundo as informações coletadas nos sites das instituições. Notamos um amplo leque de opções para formação em lazer no Brasil, o que não garante, necessariamente, a empregabilidade no campo do lazer.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

DIAGNÓSTICO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM LAZER NO CONTEXTO BRASILEIRO:: UMA ANÁLISE DE CURSOS TÉCNICOS, TECNOLÓGICOS E DE BACHARELADOS. (2025). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 11(02), 17-35. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/56158