O DISCURSO DA PRESENÇA DA CAPOEIRA EM BELO HORIZONTE NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: PRODUÇÃO E PRODUTO DE SENTIDOS, SIGNIFICADOS E IDENTIDADES.

Autores

  • Leandro Ribeiro Palhares Departamento de Educação Física / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Palavras-chave:

Capoeira, Sentido, Significado, Identidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a presença da capoeira em Belo Horizonte nas décadas de 1970 e 1980. Para compreender as complexas relações entre sujeito, subjetividade, sentidos e significados na capoeira adotei a abordagem histórico cultural de Vigotski e a teoria da subjetividade de Fernando Rey. Defini a metodologia qualitativa e usei a entrevista semiestruturada com o Mestre Toninho Cavalieri, considerado o pioneiro da capoeira belo horizontina. Assim, acredito que este artigo vem contribuir para a expansão do conhecimento sobre a capoeira em Belo Horizonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ribeiro Palhares, Departamento de Educação Física / Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Docente do Departamento de Educação Física/UFVJM; Doutorando em Estudos do Lazer/UFMG; Professor Estagiário no Grupo Capoeira Gerais; Coordenador do Projeto de Extensão Gingando para a Vida.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Palhares, L. R. (2017). O DISCURSO DA PRESENÇA DA CAPOEIRA EM BELO HORIZONTE NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: PRODUÇÃO E PRODUTO DE SENTIDOS, SIGNIFICADOS E IDENTIDADES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 3(1), p.76–96. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/499