Lazer e Consumo

Uma Análise a Partir da Indústria do Entretenimento

Autores

  • Vitor Lucas de Faria Pessoa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre lazer e consumo a partir da indústria do entretenimento, buscando ressaltar o protagonismo do sujeito na dialética que se estabelece entre o mercado e o produto cultural. Notadamente o conceito de Indústria Cultual impactou sobremaneira os teóricos do campo lazer no Brasil fazendo com que a associação entre lazer e consumo fosse entendida em larga medida através de um viés de alienação e passividade. Alguns exemplos são mobilizados no intuito de propor uma quebra de paradigma ao deslocar o foco da análise para o caráter subjetivo da experiência, dessa forma buscamos ressaltar a importância de compreendermos o fenômeno do lazer enquanto uma experiência social e historicamente situada. Conclui-se que a apropriação que os sujeitos fazem dos produtos culturais é que determina em última instância seu grau de abstração.     

Palavras Chave: Lazer. Consumo. Indústria Cultural.

  

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Biografia do Autor

Vitor Lucas de Faria Pessoa, Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte, Minas Gerais

Mestre em Estudos do Lazer (UFMG)
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG)
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Este estudo contou com o apoio financeiro desta agência de pesquisa

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Publicado

2020-02-10

Como Citar

Pessoa, V. L. de F. (2020). Lazer e Consumo: Uma Análise a Partir da Indústria do Entretenimento. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/14854